Passos apoia decisão de Costa para o Banif

Passos apoia decisão de Costa para o Banif
| Política
Porto Canal (LYC)

Enquanto o PCP e o BE se demonstram contra o Orçamento Rectificativo do Governo de Costa, o ex-primeiro-ministro auxilia o novo Executivo na decisão encontrada para o Banif.

A direcção parlamentar do PSD ainda vai reunir esta quarta-feira, antes da votação do Orçamento Rectificativo que vai acomodar a resolução do Banif, mas não deverá haver alterações. Isto porque, apesar do voto contra do BE e do PCP, Passos Coelho afirma que não quer ser responsável por iniciar uma crise política, que envolva a estabilidade do sistema financeiro. Sendo assim, tudo indica que o PSD deverá “dar a mão” a António Costa e “salvar” a solução do governo, ficando de fora da votação do seu primeiro Orçamento.

A decisão de Passos provocou um desconforto notório entre os deputados sociais-democratas, ao dizer que não teria uma solução muito diferente da escolhida pelo actual governo.

“Com a experiência que tenho (...) admito que não teria uma solução muito diferente desta que foi adoptada", afirmou Passos Coelho. Isto porque, defendendo os actos durante a sua governação, referiu ainda que "não foi possível identificar ao longo destes anos um comprador para o Banif.

Portanto, as reuniões da Comissão Permanente e da Comissão Política do PS, na terça-feira, terminaram sem nenhuma decisão concreta. Contudo, Passos já deixou bem claro que não irá entrar em jogadas políticas à custa da estabilidade do sistema financeiro.

Em concordância com o que sempre defenderam, os sociais-democratas privilegiariam uma resolução que defendesse mais os contribuintes, como aconteceu no caso do Novo Banco. Daí o constrangimento pela rapidez com que Passos Coelho aceitou e apoiou a solução de Costa.

Resumindo, a bancada do PSD deverá mesmo acabar por apoiar Costa, caso os seus parceiros de esquerda não o façam. A opção da abstenção está, por isso, em cima da mesa.

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.