PM quer "fazer tudo" para limitar perdas de contribuintes com Banif mas reconhece quadro "ultra limitado"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 dez (Lusa) - O primeiro-ministro reconheceu hoje o "quadro ultra limitado" do Governo para enfrentar o problema no Banif mas garantiu que vai "fazer tudo junto das instituições europeias" para assegurar que a perda para os contribuintes "seja a menor possível".

Em debate quinzenal no parlamento, António Costa, respondendo a uma pergunta da porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, lembrou que o Banif "está neste momento num processo de alienação e só nos termos da avaliação das propostas" se poderá saber "qual o impacto que o processo terá relativamente às contas públicas".

Contudo, o governante ressalvou: "Neste momento, e relativamente aos depositantes do Banif, independentemente do montante, ninguém tem razões para ter intranquilidade".

Já sobre os contribuintes portugueses, essa garantia não pode ser dada, reconheceu António Costa.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Aumentos históricos vão tornar gasóleo mais caro que gasolina na próxima semana

O preço dos combustíveis vai registar uma escalada na próxima semana, mas é o gasóleo que regista um aumento mais significativo, que vai tornar um litro deste combustível mais caro que o litro de gasolina.

Governo faz desconto extraordinário de 3,55 cêntimos/litro no ISP do gasóleo

O Governo decidiu avançar com uma "redução temporária e extraordinária" de 3,55 cêntimos por litro no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) aplicável, no continente, ao gasóleo rodoviário.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.