Grécia quer que contribuintes declarem bens no estrangeiro

| Mundo
Porto Canal / Agências
Atenas, 28 abr (Lusa) - A Grécia vai elaborar um projeto de lei para incitar os contribuintes a declararem os depósitos em bancos estrangeiros e assinar um acordo com a Suíça para facilitar a tributação desses bens, indicou hoje o ministro das Finanças grego.

Atenas, 28 abr (Lusa) - A Grécia vai elaborar um projeto de lei para incitar os contribuintes a declararem os depósitos em bancos estrangeiros e assinar um acordo com a Suíça para facilitar a tributação desses bens, indicou hoje o ministro das Finanças grego.

"O projeto de lei visa a declaração voluntária dos depósitos no estrangeiro e baseia-se em práticas europeias", disse Yanis Varoufakis, após uma reunião com o secretário de Estado para as questões financeiras internacionais da Suíça, Jacques de Watteville.

O ministro disse que o projeto será votado até junho antes "da assinatura de um acordo político" com a Suíça que facilite a aplicação da lei.

Segundo fonte ministerial, o imposto será de 15% a 20% para os que participem no programa.

"É um passo importante que mostra a cooperação positiva entre a Grécia e a Suíça", disse o ministro grego, que já se tinha encontrado com o responsável suíço há um mês.

O governo liderado por Alexis Tsipras, no poder há três meses, tem feito da luta contra a evasão fiscal uma prioridade, de forma a captar dinheiro para os confres do Estado.

"Queremos apoiar os esforços do governo grego e da população para ultrapassarem os desafios que enfrentam atualmente", declarou Jacques de Watteville.

Segundo números publicados na semana passada pelo jornal Tages Anzeiger, 1,5 mil milhões de francos suíços (1,4 mil milhões de euros) de ativos gregos estão depositados em contas na Suíça, parte dos quais foram declarados.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.