Grécia: Ministro das Finanças alemão céptico sobre acordo nos próximos dias

Grécia: Ministro das Finanças alemão céptico sobre acordo nos próximos dias
| Mundo
Porto Canal

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, afirmou-se hoje cético sobre a hipótese de um acordo entre a Grécia e os credores nos próximos dias.

Os ministros das Finanças da zona euro podem desbloquear o financiamento crucial para Atenas na próxima segunda-feira, dia 11, se as instituições credoras - Banco Central Europeu (BCE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Comissão Europeia - validarem até lá os compromissos de reformas apresentados pela Grécia, disse Schäuble em Berlim.

"Estou um pouco cético sobre a hipótese de isso acontecer até segunda-feira, mas não excluo essa possibilidade", afirmou.

"Não é por causa das instituições" que as negociações não avançam, considerou o ministro, lamentando que se tenha perdido tanto tempo.

Atenas enfrenta problemas de liquidez devido a um impasse nas negociações com os credores que tem atrasado a transferência para os cofres gregos de uma parcela de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012.

Mas, nos últimos dias foram alcançados alguns progressos. "De acordo com os relatos, a atmosfera tornou-se mais construtiva", disse Schäuble em declarações aos jornalistas estrangeiros.

O ministro repetiu que a Alemanha está, como os outros membros da zona euro, pronta para "fazer tudo para ajudar a Grécia, no quadro do que foi decidido", ou seja de ver Atenas consolidar as finanças públicas e reformar a economia em troca de financiamento, mas o governo liderado pelo Syriza foi eleito no final de janeiro com a promessa de acabar com a austeridade e tem insistido em recusar algumas reformas.

"Não especulamos sobre um 'Grexit' (saída da Grécia da zona euro), porque não queremos isso", insistiu o responsável alemão, "mas isso não quer dizer que estejamos dispostos a tudo, essa é talvez uma dedução errada de Atenas", adiantou.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.