Portas recorda "protetorado" da 'troika' e "sacrifícios" dos portugueses para comentar Juncker

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 fev (Lusa) - O presidente do CDS-PP e vice-primeiro-ministro comentou hoje as declarações do presidente da Comissão Europeia referindo-se à situação de "protetorado" em que a 'troika' deixou Portugal e aos "sacrifícios" dos portugueses que permitiram ultrapassar essa etapa.

À saída da abertura das "jornadas do investimento", promovidas por PSD e CDS-PP, Paulo Portas foi confrontado pelos jornalistas com as declarações de Jean-Claude Juncker, que disse na quarta-feira que a 'troika' "pecou contra a dignidade" de portugueses, gregos e também irlandeses, reiterando que é preciso rever o modelo e não repetir os mesmos erros.

"Ouviram-me muitas vezes dizer que a situação que em 2011 o Governo socialista atirou Portugal era a situação de um protetorado e ouviram-me muitas vezes dizer que o cogoverno com o sindicato de credores era um vexame para uma nação com 900 séculos de história", afirmou Paulo Portas, que não comentou que o ministro da Presidência tenha dito hoje que Juncker foi "infeliz" nas suas declarações.

"Ouviram-me muitas vezes criticar a divergência e até uma certa hipocrisia entre as lideranças políticas por exemplo do FMI e as equipas técnicas das entidades e instituições que, no terreno, faziam coisas diferentes", declarou Portas à saída da iniciativa em que interveio juntamente com o presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

O vice-primeiro-ministro afirmou que um dos dias da sua vida política em que teve "maior vergonha" foi quando "Portugal pediu o resgate, em desespero, de mão estendida".

"E nestes anos muito difíceis para todos, um dos dias em que senti missão cumprida foi o dia em que Portugal terminou o programa com a 'troika', maio de 2014", sublinhou.

Para Paulo Portas, "mais do que uma proeza da 'troika' em Portugal, foi a dignidade dos portugueses, tem 900 anos, foi o esforço dos portugueses, foi o sacrifício dos portugueses, que permitiu superar a etapa da 'troika'".

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares classificou hoje as declarações da véspera do presidente da Comissão Europeia de infelizes, garantindo que a dignidade de Portugal "nunca foi beliscada" pela 'troika'.

"Acho, manifestamente, que é uma declaração bastante infeliz do presidente da Comissão Europeia porque nunca a dignidade de Portugal nem dos portugueses foi beliscada, pela 'troika' ou qualquer das suas instituições. Só posso classificá-la como declaração infeliz", afirmou Marques Guedes, na conferência de imprensa após o conselho de ministros, em Lisboa.

ACL (HPG) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.