Ministério da Saúde brasileiro confirma primeiro caso suspeito de Ébola

| Mundo
Porto Canal / Agências

Curitiba, Brasil, 10 out (Lusa) -- O Ministério da Saúde brasileiro confirmou que um homem foi internado numa unidade hospitalar da cidade de Cascavel, no estado do Paraná, por suspeita de ter contraído o vírus Ébola, informou hoje a imprensa brasileira.

De acordo com o sítio eletrónico de notícias G1, o ministério da Saúde, num comunicado de quinta-feira à noite, referiu que o homem de 47 anos chegou ao Brasil vindo de Guiné-Conacri, um dos países mais afetados pela epidemia.

O homem, que está isolado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, em Cascavel, estava subfebril e sem hemorragia ou outros sintomas da doença.

De acordo com o ministério da Saúde, o paciente está no 21.º dia da possível infeção, o prazo máximo para a incubação da doença, pelo que todos os protocolos internacionais estão a ser aplicados, para evitar uma proliferação, caso seja confirmada.

A secretaria de Saúde do Paraná informou que já mandou uma equipa para avaliar o caso e a situação do paciente. Os profissionais devem chegar hoje pela manhã à cidade de Cascavel.

A Força Aérea Brasileira vai ajudar na transferência do paciente, que será levado, provavelmente hoje, para o Rio de Janeiro, numa avião da Polícia Rodoviária Federal.

O paciente será transferido para o Hospital Evandro Chagas.

O Ébola já provocou mais de 3.865 mortes entre os 8.033 casos conhecidos na África Ocidental, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este é o pior surto registado da doença, que foi detetada no início do ano, com o maior número de infetados e mortes.

O Ébola é um vírus que foi identificado pela primeira vez em 1976. Não existe vacina, nem tratamentos específicos e a taxa de mortalidade situa-se entre os 25 e os 90 por cento.

A infeção resulta do contacto direto com líquidos orgânicos de doentes - como sangue, urina, fezes ou sémen. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

CSR // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.