Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre
| País
Porto Canal

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

 

De acordo com o investigador e astrofísico, José María Madiedo, o meteoro atravessou atmosfera “a uma velocidade de cerca de 161 mil quilómetros/hora e extinguiu-se a aproximadamente 54 km acima do oceano Atlântico”, não tendo atingido o solo.

 O especialista explica, numa publicação na rede social X, que “a rocha veio de um cometa”, tendo, por breves momentos, apresentando uma “luminosidade muito superior à da Lua cheia”.

A mesma fonte revela que as gravações mostram que “a rocha se partiu em vários fragmentos”, por isso “nenhum deles teria conseguido chegar ao solo”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: País

ANA espera constrangimentos em aeroportos nacionais após falha global da Microsoft

A ANA diz que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de 'handling' afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos.

Fisco alerta para ‘emails’ fraudulentos com recurso à imagem da Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira emitiu um alerta de segurança sobre mensagens de correio eletrónico fraudulentas, pedindo que sejam ignoradas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".