Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana
| País
Porto Canal

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Pouco antes da meia-noite desta sexta-feira, começaram a surgir relatos nas redes sociais sobre um clarão avistado em várias cidades portuguesas. Imagens partilhadas posteriormente comprovaram a passagem do que se assume para já ter sido um meteoro.

A Proteção Civil acabaria por acionar meios para a zona de Castro Daire, distrito de Viseu, para dar resposta a uma "possível queda de meteorito".
Fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões confirmou que "houve efetivamente um alerta de possível queda de meteorito, mas até ao momento não se confirmou". Cinco veículos auxiliados por 18 operacionais foram mobilizados para a zona de Pereira e da serra de Montemuro, em Castro Daire, "onde surgiram relatos".

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Por sua vez, dia 11 de maio viu a noite ser “contemplada” com auroras boreais, fenómeno associado a uma tempestade solar de rara intensidade que afetou a Terra.

Entre as várias localidades onde surgiram registos fotográficos estão Chaves e Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, Bragança, Viseu, Seia e Celorico da Beira (Guarda), Condeixa (Coimbra) ou Portalegre.
O fenómeno raramente visível nos céus de Portugal deveu-se a uma tempestade solar de rara intensidade que começou a afetar a Terra.


+ notícias: País

ANA espera constrangimentos em aeroportos nacionais após falha global da Microsoft

A ANA diz que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de 'handling' afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos.

Fisco alerta para ‘emails’ fraudulentos com recurso à imagem da Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira emitiu um alerta de segurança sobre mensagens de correio eletrónico fraudulentas, pedindo que sejam ignoradas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".