Ébola: Governo espanhol analisa hoje situação actual e protocolos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 10 out (Lusa) - O Governo espanhol analisa hoje, em Conselho de Ministros, a situação atual causada pela epidemia do Ébola e o primeiro caso de contágio em Madrid, tema que marca também uma reunião dos responsáveis de saúde do país.

Mariano Rajoy, presidente do Governo, tem vindo a apelar à tranquilidade perante este caso, devendo hoje debater com os seus ministros as medidas e os protocolos implementados.

Por outro lado, Ana Mato, ministra da Saúde, preside hoje ao primeiro Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde (SNS), encontro dos 'ministros' regionais da saúde que será dedicado, quase na totalidade, à questão do Ébola.

Fonte do Ministério da Saúde explicou à Lusa que Ana Mato deverá informar os seus colegas das comunidades autónomas da situação e dos procedimentos implementados para controlar o vírus.

O Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde é um órgão permanente de coordenação, cooperação, comunicação e informação dos serviços de saúde do Estado.

O encontro da tarde de hoje decorre depois da reunião que Ana Mato manteve com os grupos parlamentar na Comissão de Saúde do Congresso de Deputados.

Depois desse encontro, o Ministério da Saúde informou que se vão reforçar os protocolos de ação perante o Ébola para que os profissionais de saúde que estejam em contacto direto com pacientes infetados sejam considerados pessoal de risco.

Isso implicará um acompanhamento mais ativo para aumentar a sua proteção, entre outras medidas.

Segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde, de quarta-feira passada, a epidemia de Ébola já causou a morte de mais de 3.800 pessoas num conjunto de oito mil infetados.

A Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri são os países mais atingidos pela epidemia, que também já causou mortes na Nigéria, Estados Unidos e Espanha.

O primeiro caso de contágio fora de África foi detetado, no início do mês, em Espanha e estão seis pessoas internadas em observação num hospital de Madrid.

O Ébola, que se transmite por contacto direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infetados, é um vírus que foi identificado pela primeira vez em 1976. Não existe vacina, nem tratamentos específicos e a taxa de mortalidade é elevada. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

ASP // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Helicóptero com Presidente iraniano a bordo despenha-se no norte do país

Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, esteve este domingo envolvido num acidente no norte do país, segundo a imprensa local, que refere que o aparelho se terá despenhado.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.