Ébola: Venezuela pede à Alba reunião de urgência para rever protocolos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 09 out (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou quarta-feira ter solicitado uma reunião de emergência dos países membros da Aliança Bolivariana para os Povos da América (ALBA) para rever os protocolos de prevenção contra o vírus Ébola.

"Propus que se faça uma reunião muito rápida, integral, de urgência, dos ministros de Saúde dos países da ALBA para passar revista aos protocolos e estabelecer uma cooperação integral próxima, para estarmos preparados e combater (...) o Ébola", disse Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro falava numa cerimónia de graduação de médicos comunitários, durante o qual explicou que a Venezuela tomou as medidas e fez o "suficiente" investimento para evitar a chegada do Ébola ao país.

"Já temos os equipamentos e o protocolo aprovado, todo o sistema de segurança, para evitar a chegada do Ébola. Apelo a todo o país para colaborar com o sistema público de saúde, nos aeroportos e fronteiras", disse.

Nicolás Maduro frisou ainda que "é um dever" dos Governos da América Latina que têm "sistemas de saúde mais protegidos" coordenar e preparar as medidas.

O chefe de Estado considerou ainda que a reunião poderia ter lugar, "de maneira imediata", em Caracas ou em Havana, e que "há muitas teorias sobre como apareceu esse estranho vírus hemorrágico" que, segundo a Organização Mundial da Saúde, já provocou mais de 3.400 mortos e infetou a mais de 8.000 pessoas na África Ocidental.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.