CP assinala 150 anos do início da construção da Ponte Maria Pia

CP assinala 150 anos do início da construção da Ponte Maria Pia
Foto: CP
| Porto
Porto Canal

A CP – Comboios de Portugal assinalou, este domingo nas redes sociais, os 150 anos do arranque dos trabalhos de construção da Ponte Maria Pia.

A ponte, construída pela Casa Eiffel & Cie, “foi inaugurada a 4 de novembro de 1877, pelo rei D. Luís I e pela rainha D. Maira Pia”, estando em funcionamento durante 114 anos.

Esta ligação ferroviária sobre o rio Douro foi substituída em 1991, pela Ponte São João.

A Ponte Maria Pia, projetada por Gustavo Eiffel, foi utilizada até 1991 para ligar as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia através de comboio. Está, desde 1982, classificada como Monumento Nacional.

A ponte “ligou as duas margens do rio Douro através de um tabuleiro com 354 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Com 61 metros de altura, foi assente em seis pilares sobre um arco com 160 metros de vão e 42,6 metros de flecha, formado por duas curvas parabólicas que, no topo, estão separadas por dez metros”, refere a Infraestruturas de Portugal (IP).

Esta ligação sobre o Douro, tem “um peso total de cerca de 1.500 toneladas”. Os trabalhos de construção demoraram 22 meses, com o trabalho de 150 operários especializados.

Em agosto de 2022, a IP revelou ter previsto analisar com os municípios de Vila Nova de Gaia e do Porto a utilização futura da Ponte Maria Pia, sobre o Douro, como via pedonal e ciclável.

+ notícias: Porto

Volta a cair parte de teto da estação de metro do Heroísmo

Parte do teto falso da estação de metro do Heroísmo voltou a cair esta segunda-feira, depois de na quarta-feira ter cedido, devido ao mau tempo.

Desconvocada greve na manutenção da CP que condicionava Metro do Porto

A greve na manutenção convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários que estava a condicionar a operação do Metro do Porto foi desconvocada, segundo uma nota da administração da CP a que a Lusa teve acesso.

Cineasta palestiniano Kamal Aljafari no Porto para retrospetiva no cinema Batalha

O realizador palestiniano Kamal Aljafari vai estar este mês no Porto a propósito de uma retrospetiva que o Batalha Centro de Cinema lhe dedica, apresentando-o como alguém que “expande os limites do cinema documental e ensaístico”.