CP assinala 150 anos do início da construção da Ponte Maria Pia
Porto Canal
A CP – Comboios de Portugal assinalou, este domingo nas redes sociais, os 150 anos do arranque dos trabalhos de construção da Ponte Maria Pia.
A ponte, construída pela Casa Eiffel & Cie, “foi inaugurada a 4 de novembro de 1877, pelo rei D. Luís I e pela rainha D. Maira Pia”, estando em funcionamento durante 114 anos.
Esta ligação ferroviária sobre o rio Douro foi substituída em 1991, pela Ponte São João.
A Ponte Maria Pia, projetada por Gustavo Eiffel, foi utilizada até 1991 para ligar as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia através de comboio. Está, desde 1982, classificada como Monumento Nacional.
A ponte “ligou as duas margens do rio Douro através de um tabuleiro com 354 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Com 61 metros de altura, foi assente em seis pilares sobre um arco com 160 metros de vão e 42,6 metros de flecha, formado por duas curvas parabólicas que, no topo, estão separadas por dez metros”, refere a Infraestruturas de Portugal (IP).
Esta ligação sobre o Douro, tem “um peso total de cerca de 1.500 toneladas”. Os trabalhos de construção demoraram 22 meses, com o trabalho de 150 operários especializados.
Em agosto de 2022, a IP revelou ter previsto analisar com os municípios de Vila Nova de Gaia e do Porto a utilização futura da Ponte Maria Pia, sobre o Douro, como via pedonal e ciclável.
