Cineasta palestiniano Kamal Aljafari no Porto para retrospetiva no cinema Batalha

Cineasta palestiniano Kamal Aljafari no Porto para retrospetiva no cinema Batalha
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

O realizador palestiniano Kamal Aljafari vai estar este mês no Porto a propósito de uma retrospetiva que o Batalha Centro de Cinema lhe dedica, apresentando-o como alguém que “expande os limites do cinema documental e ensaístico”.

De acordo com o Batalha, a retrospetiva decorrerá entre 25 de fevereiro e 29 de março, contando com a presença do cineasta logo no arranque, numa sessão para refletir “sobre o seu percurso cinematográfico e partilhar a sua visão do cinema como espaço de memória e reconstrução”.

Um dos filmes desta retrospetiva é “With Hasan in Gaza”, que em outubro passado abriu o festival DocLisboa, descrito como “uma reflexão cinematográfica sobre a memória, a perda e a passagem do tempo, registando uma Gaza antiga e vidas que talvez nunca mais se encontrem”.

No filme, Kamal Aljafari recuperou imagens de vídeo feitas em 2001 com um guia, Hasan, numa viagem ao longo da Faixa de Gaza à procura de Abdel Rahim, um homem que o realizador conheceu na adolescência, em 1989, quando esteve numa prisão israelita.

Kamal Aljafari esqueceu-se dessas filmagens e só deu com as cassetes mais de duas décadas depois, montando este filme, que é um fresco sobre Gaza do passado e do presente, já exibido em festivais em Locarno e Toronto.

Para o Batalha Centro de Cinema, Kamal Aljafari está focado na construção de um “contra-arquivo”, “onde histórias e presenças sistematicamente silenciadas pela ideologia sionista são reinscritas e devolvidas ao mundo, afirmando a resistência da memória face ao apagamento”.

Outro dos filmes desta retrospetiva é “A Fidai Film” (2024), num gesto de restituição simbólica a partir de imagens que foram saqueadas do Centro de Investigação Palestiniano, em Beirute, e cujo arquivo foi apreendido por Israel na intervenção militar no Líbano, em 1982.

Destaque ainda para a inclusão de “The Roof” (2006), primeira longa-metragem a exibir no encerramento deste ciclo, e que documenta uma viagem do realizador desde a Alemanha, onde vive, até Ramla e Jafa, onde moram os seus familiares.

“Entre documentário e memória cinematográfica, o filme — cujo título alude ao telhado inacabado da casa onde a família se reinstalou — oferece uma reflexão sensível sobre identidade, herança e ausências que atravessam gerações”, descreveu o Batalha.

+ notícias: Porto

Volta a cair parte de teto da estação de metro do Heroísmo

Parte do teto falso da estação de metro do Heroísmo voltou a cair esta segunda-feira, depois de na quarta-feira ter cedido, devido ao mau tempo.

CP assinala 150 anos do início da construção da Ponte Maria Pia

A CP – Comboios de Portugal assinalou, este domingo nas redes sociais, os 150 anos do arranque dos trabalhos de construção da Ponte Maria Pia.

Desconvocada greve na manutenção da CP que condicionava Metro do Porto

A greve na manutenção convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários que estava a condicionar a operação do Metro do Porto foi desconvocada, segundo uma nota da administração da CP a que a Lusa teve acesso.