Um ano e meio depois, passadiço em Campanhã continua encerrado

Um ano e meio depois, passadiço em Campanhã continua encerrado
| Porto
João Nogueira

Mais de um ano e meio depois de inaugurado, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) ainda não está totalmente terminado. Dos 4,6 hectares de área verde exterior previstos no projeto, uma parte, que inclui um lago e um passadiço, ainda está por concluir.

Em resposta ao Porto Canal, a Câmara do Porto explicou, no início deste ano, que no que respeita à área verde e ao lago a obra já está concluída e aberta ao público. Contudo, o “passadiço de madeira encontra-se encerrado, com trabalhos de correção ainda a fazer”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Numa visita ao local é possível perceber que a situação não mudou desde os primeiros dias do ano: o passadiço do parque mantém-se fechado. A autarquia explicou que foram “detetadas algumas falhas técnicas durante a construção” e que conta ter condições para efetuar os trabalhos de correção ainda durante o ano de 2024.

A área verde onde estão inseridos o lago e passadiço de madeira é parte integrante do projeto do TIC, numa obra a cargo da GO Porto, orçada em mais de 13 milhões de euros.

Este não é o único parque verde incluído na plataforma intermodal de Campanhã. Entre a cobertura totalmente verde e a área em volta do terminal, contabilizam-se 46 mil metros quadrados de superfície verde.

Foi, na verdade, a “veia sustentável e ambiental” do projeto para o terminal, assinado por Nuno Brandão Costa, que mereceu unanimidade do júri na altura em que o concurso público foi lançado.

Mesmo em frente à galeria exterior do piso 1 do terminal, também foi disponibilizado um parque infantil de 700 metros quadrados. Desde a eleição deste executivo foram construídos 21 parques infantis, resultando num total de 33 parques infantis.

+ notícias: Porto

Estudantes que ocuparam edifício na Universidade do Porto desmobilizaram

Os estudantes que ocupavam desde quinta-feira instalações do departamento de Ciências e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desmobilizaram esta terça-feira de forma pacífica após intervenção da PSP, segundo fonte da reitoria daquela instituição.

Estudantes barricados acusam faculdade da U.Porto de "atitude antidemocrática"

Os estudantes que ocupavam desde quinta-feira as instalações do departamento de Ciências e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desmobilizaram esta terça-feira, após a intervenção policial.

Demolição Edifício Transparente. “O mar sobe mais nos municípios que não são dos partidos do Governo”

A Assembleia Municipal do Porto aprovou por unanimidade, na noite desta segunda-feira, prorrogar até 2025 a concessão do Edifício Transparente, na Foz do Douro. A demolição da estrutura está prevista até 2028 no Programa da Orla Costeira de Caminha - Espinho (POC-CE), que mereceu críticas do presidente da autarquia.