Um ano e meio depois, passadiço em Campanhã continua encerrado

Um ano e meio depois, passadiço em Campanhã continua encerrado
| Porto
João Nogueira

Mais de um ano e meio depois de inaugurado, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) ainda não está totalmente terminado. Dos 4,6 hectares de área verde exterior previstos no projeto, uma parte, que inclui um lago e um passadiço, ainda está por concluir.

Em resposta ao Porto Canal, a Câmara do Porto explicou, no início deste ano, que no que respeita à área verde e ao lago a obra já está concluída e aberta ao público. Contudo, o “passadiço de madeira encontra-se encerrado, com trabalhos de correção ainda a fazer”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Numa visita ao local é possível perceber que a situação não mudou desde os primeiros dias do ano: o passadiço do parque mantém-se fechado. A autarquia explicou que foram “detetadas algumas falhas técnicas durante a construção” e que conta ter condições para efetuar os trabalhos de correção ainda durante o ano de 2024.

A área verde onde estão inseridos o lago e passadiço de madeira é parte integrante do projeto do TIC, numa obra a cargo da GO Porto, orçada em mais de 13 milhões de euros.

Este não é o único parque verde incluído na plataforma intermodal de Campanhã. Entre a cobertura totalmente verde e a área em volta do terminal, contabilizam-se 46 mil metros quadrados de superfície verde.

Foi, na verdade, a “veia sustentável e ambiental” do projeto para o terminal, assinado por Nuno Brandão Costa, que mereceu unanimidade do júri na altura em que o concurso público foi lançado.

Mesmo em frente à galeria exterior do piso 1 do terminal, também foi disponibilizado um parque infantil de 700 metros quadrados. Desde a eleição deste executivo foram construídos 21 parques infantis, resultando num total de 33 parques infantis.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).