Novo passo para a criação da empresa metropolitana de transportes do Porto

Novo passo para a criação da empresa metropolitana de transportes do Porto
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) adiantou esta sexta-feira que o processo de constituição da empresa metropolitana de transportes já foi enviado para o Tribunal de Contas para apreciação.

“O processo já foi enviado direitinho para o Tribunal de Contas, seguindo agora a tramitação normal”, disse Eduardo Vítor Rodrigues na reunião de hoje do Conselho Metropolitano do Porto.

O também presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, referiu estar a aguardar que o Tribunal de Contas faça todas as perguntas para, depois, dar o visto.

E acrescentou: “Eu acredito que possa ser um processo mais ágil porque já temos o laboratório de ensaio que foi a empresa metropolitana de Lisboa para ajustar o que percebemos que o Tribunal de Contas pediu que se ajustasse”.

A nova empresa de transportes da AMP - Transportes Metropolitanos do Porto - deverá contar com cerca de 60 trabalhadores, dos quais três administradores, de acordo com um estudo económico-financeiro a que a Lusa teve acesso.

A empresa deverá integrar as valências do TIP - Transportes Intermodais do Porto, o agrupamento complementar de empresas (ACE) que gere o sistema Andante (participado em igual percentagem - 33,3% - pela CP, Metro do Porto e STCP) e as competências da AMP em termos de mobilidade e transportes.

A constituição da Transportes Metropolitanos do Porto vai ainda implicar a criação de dois órgãos consultivos: o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade.

O capital social da empresa será de dois milhões de euros, repartidos pelos 17 municípios da AMP.

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.