Gaia investe quase um milhão para instalar paragens de autocarros

Gaia investe quase um milhão para instalar paragens de autocarros
Foto: Ana Torres | Porto Canal
| Norte
Porto Canal

A reunião da Câmara de Gaia desta segunda-feira vai ter em cima da mesa a proposta para o lançamento do concurso público para a instalação de postes e placas informativas das paragens de autocarros, avança o Jornal de Notícias. O investimento é de aproximadamente um milhão de euros.

Mais de dois meses depois da entrada em circulação da UNIR, a rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, a Câmara de Gaia quer investir 984,5 mil euros para a “instalação de postaletes para sinalização de paragem de veículos de transporte coletivos de passageiros”, escreve o jornal citando documentos que acompanham a proposta.

De cordo com a autarquia há a necessidade das novas paragens devido ao arranque do funcionamento da UNIR, apesar de virem a conter também informação das linhas da STCP que servem Gaia.

A proposta prevê que o concelho seja dividido em três lotes para a instalação das paragens. De acordo com o diário, o primeiro, que integra as freguesias de Canidelo, Madalena, Santa Marinha, São Pedro da Afurada, Mafamude, Vilar do Paraíso, Canelas, Oliveira do Douro, Gulpilhares e Valadares, tem previsto um valor de 368,4 mil euros. O segundo inclui Avintes, Pedroso, Seixezelo, Sandim, Olival, Crestuma, Lever e Vilar de Andorinho, com um valor de 384,8 mil euros. Já o terceiro terá um valor de 231,3 mil euros e integra Arcozelo, Grijó, Sermonde, São Félix da Marinha, Serzedo, Perosinho.

É ainda referido que os lotes podem ser adjudicados em separado ou ao mesmo concorrente.

+ notícias: Norte

É de Guimarães e tem restaurante em Fafe. Eis o novo 'Chefe do Ano'

Diogo Novais Pereira, do restaurante Porinhos, em Fafe, venceu a 35.ª edição do maior e mais antigo concurso nacional de cozinha, após ser distinguido como o Chefe do Ano 2024, numa premiação que decorreu esta quarta-feira no Centro Multiusos de Lamego.

 

Misericórdia de Vagos ensina a memorizar e a envelhecer após diagnóstico de demência

Uma equipa multidisciplinar da Santa Casa da Misericórdia de Vagos tem em marcha um projeto que ajuda mais de três dezenas de utentes a memorizar e a criar técnicas que facilitam o envelhecimento saudável, após diagnóstico de demência.

Imaginarius transforma Santa Maria da Feira com 130 horas de artes de rua até domingo

O centro histórico de Santa Maria da Feira acolhe a partir desta quinta até domingo 130 horas de iniciativas do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que, equilibrando formatos tradicionais com novas tecnologias, este ano é dedicado à liberdade.