Gondomar vai ter duas novas linhas de autocarro da UNIR
Pedro Benjamim
A partir desta quarta-feira entram em funcionamento duas novas linhas de autocarro da UNIR, em Gondomar, avança o presidente da Câmara Municipal ao Porto Canal.
Tal deveria ter acontecido a 1 de dezembro de 2023, data de arranque da rede UNIR, mas apenas um mês depois “duas, das nove linhas novas, vão entrar em operação”, frisa Marco Martins, explicando que foi essa a garantia dada pelo operador.
As novas linhas 8030 e 8031, que são “linhas circulares”, vão servir “os territórios de São Cosme, de Valbom, de Fânzeres e de Rio Tinto”, refere o autarca.
Além da entrada em funcionamento destas duas linhas estão também previstas alterações, que devem ser efetuadas esta quarta-feira, “quer de horários, quer de percurso na zona das Medas”, avança Marco Martins.
O autarca refere que o operador garantiu que a partir desta quarta-feira “já tem motoristas novos e mais autocarros”, mas acrescenta: “neste momento estamos com cerca de 10% de falha dos horários que estão publicados, tirando as linhas novas”, percentagem que arrancou mais alta, mas que tem vindo a diminuir.
Marco Martins deixa ainda críticas à Área Metropolitana do Porto por não ter disponibilizados os horários no seu ‘website’. “Eu não vejo motivo nenhum para que os horários, à data, não sejam publicados, mas não vejo hoje, como não via na semana passada, como não via há duas semanas”, afirma ao Porto Canal.
O presidente da Câmara Municipal de Gondomar avança ao Porto Canal que a operadora garante que “até ao dia 15 conseguirá colocar novas linhas em operação e que ao final do mês estará tudo regularizado”.
Gondomar integra o lote 2 dos horários da nova rede de transportes da AMP, a par dos municípios de Valongo, Paredes e Santo Tirso. Não estão também ainda disponíveis no ‘website’ da UNIR os horários do lote 5 (Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Arouca, São João da Madeira e Vale de Cambra).
Esta terça-feira foram disponibilizados os horários do lote 4, que servem os municípios de Vila Nova de Gaia e de Espinho.
A 10 de dezembro de 2023, era noticiado que os horários estavam a ser revistos e adaptados às exigências do serviço, após o caos da primeira semana de operação.
A nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto arrancou com alguma turbulência. Antes da entrada em funcionamento do novo serviço, multiplicaram-se as queixas dos utilizadores, sobretudo, por causa dos atrasos na divulgação dos horários.
Nos primeiros dias de operação eram várias as queixas ao funcionamento da UNIR, devido a falta de informação, acessos difíceis e também supressão de vários autocarros em algumas linhas.