MetroBus. Depois das críticas, passeios na Boavista foram alargados
Maria Abrantes
O estreitamento dos passeios, num troço da Avenida da Boavista, a propósito da obra do metrobus, no Porto, gerou alguma contestação, o que levou a Metro do Porto a retificar o projeto e a alargar os passeios no devido troço.
Aquando da construção, no troço da Avenida da Boavista junto ao Porto Palácio Hotel, o passeio apresentava cerca de 1,20 metros, sendo que a lei obriga a que um passeio tenha, no mínimo, 1,5 metros de largura. mas o projeto da Metro do Porto, aprovado pela autarquia, apresentava estreitamentos e larguras inferiores.
“Verificamos essa situação nesse troço e já o tínhamos alertado em fase de projeto. Apesar desse alerta, a obra avançou. Vai ser corrigido e o passeio vai ser significativamente mais largo”, garantiu Pedro Baganha em declarações exclusivas ao Porto Canal.
O certo é que a Metro do Porto, além de ter retificado o projeto, já efetivou a obra de alargamento do passeio naquele troço. Menos de um mês depois, os ditos passeios “foram já alargados, em prejuízo de alguns lugares de estacionamento que, por seu turno, deixaram de existir”, confirma a empresa.
O referido estacionamento deu lugar a canteiros que serão plantados em profundidade, sendo possível, através de uma grelha de ajardinamento, caminhar sobre toda a superfície do passeio.
A empreitada que vai garantir a ligação Boavista-Império, através de metroBus, termina no final de julho de 2024.