Matosinhos junta-se ao Porto e inicia processo para a instalação de câmaras de videovigilância

Matosinhos junta-se ao Porto e inicia processo para a instalação de câmaras de videovigilância
Foto: Ana Francisca Gomes | PortoCanal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos já iniciou o processo para a instalação de câmaras de videovigilância, nomeadamente em zonas de maiores riscos do concelho, revelou Luísa Salgueiro.

“Vai ser necessário cumprir muitas etapas até o processo estar concluído, mas já iniciámos esse trabalho”, afirmou Luísa Salgueiro na reunião pública do executivo municipal, depois de questionada pelo vereador do PSD Bruno Pereira sobre essa matéria.

A autarca, que também assume a liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), reforçou que apesar de já ter iniciado o processo, nomeadamente ter feito os pedidos de autorização às forças policiais e à Comissão Nacional de Proteção de Dados, ainda “vai demorar” até arrancar.

No entanto, a autarquia já determinou os locais classificados como de "zonas de risco especial" onde entende que deveriam ser instaladas as câmaras, tratando-se da zona envolvente ao centro comercial NortehSopping, do Parque Urbano do Carriçal e da marginal de Matosinhos, referiu.

“O Parque Urbano do Carriçal está constantemente a ser vandalizado”, frisou.

Na Área Metropolitana do Porto (AMP) só o Município do Porto já tem o sistema de videovigilância a funcionar, tendo desde junho 79 câmaras instaladas entre a zona do Marquês e a da Ribeira.

+ notícias: Norte

“Para que o Natal chegue a todos os corações”. Freguesia de Braga organiza ceia para quem se sente sozinho

A Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, anunciou nas redes sociais que vai realizar uma ceia de Natal na noite de 24 de dezembro para as pessoas que vivem sozinhas, ou que não têm retaguarda familiar. As inscrições podem ser realizadas por email, telefone ou nas instalações da junta.

Coindu de Arcos de Valdevez fecha esta quinta-feira e deixa 350 trabalhadores no desemprego

A fábrica da Coindu, instalada há 36 anos em Arcos de Valdevez para, na quinta-feira a laboração, deixando sem emprego 350 trabalhadores que recebem os direitos previstos no despedimento coletivo, mais 17% de indemnização por cada ano de trabalho.

Homem fica com pulseira eletrónica por suspeita de maltratar a tia em Bragança

Um homem de 50 anos ficou com pulseira eletrónica depois de ter sido detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR) por suspeita de maltratar a tia no concelho de Bragança, informou esta quarta-feira a autoridade.