Vila Nova de Gaia vai ter videovigilância no Centro Histórico

Vila Nova de Gaia vai ter videovigilância no Centro Histórico
| Norte
Porto Canal

Vila Nova de Gaia vai passar a ter câmaras no Centro Histórico, tal como já acontece na cidade do Porto.

O memorando de entendimento entre a autarquia e o ministério da Administração Interna vai ser assinado esta sexta-feira à tarde.

De acordo com o documento a que o Porto Canal teve acesso, os objetivos que fazem parte deste acordo passam pela “promoção de todos os procedimentos com vista à instalação dos sistemas de videovigilância no concelho de Vila Nova de Gaia”, assim como pela “prossecução do diálogo com vista à implementação no Concelho da Vila Nova de Gaia dos instrumentos previstos na Estratégia Integrada de Segurança Urbana, com vista à redução de vulnerabilidades sociais, à prevenção da delinquência juvenil e à eliminação dos fatores criminógenos”.

Outro ponto que integra o memorando está relacionado com a "construção de imóveis para habitação a custos acessíveis para jovens militares da GNR", assim como o "desenvolvimento de minutas de protocolo", com vista à "atribuição de benefícios sociais aos militares da GNR e aos elementos da PSP que prestam serviço no concelho de Gaia".

Contactada pelo Porto Canal, a autarquia esclareceu ainda que, uma vez que se trata de um memorando de entendimento, “ainda não estão definidos com rigor os locais exatos onde a videovigilância vai ser instalada”, no entanto garante que as escolhas recaem naquelas que registam mais movimento de turistas como, por exemplo, o centro histórico, a Afurada, e o Jardim do Morro.

Já sobre o financiamento, a autarquia explicou ao Porto Canal que vai ser assegurado pelo Estado central, e que aquilo que será feito vai depender da verba disponível.

O Porto Canal tentou contactar ainda o ministério, mas não obteve mais informações. 

Vila Nova Gaia vai seguir assim o exemplo da cidade do Porto que já tinha anunciado a implementação de um novo sistema de câmaras, que serviria para reforçar as medidas de segurança na Invicta. São 79 câmaras de videovigilância que já começaram a ser instaladas.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.