Matosinhos junta-se ao Porto e inicia processo para a instalação de câmaras de videovigilância

Matosinhos junta-se ao Porto e inicia processo para a instalação de câmaras de videovigilância
Foto: Ana Francisca Gomes | PortoCanal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos já iniciou o processo para a instalação de câmaras de videovigilância, nomeadamente em zonas de maiores riscos do concelho, revelou Luísa Salgueiro.

“Vai ser necessário cumprir muitas etapas até o processo estar concluído, mas já iniciámos esse trabalho”, afirmou Luísa Salgueiro na reunião pública do executivo municipal, depois de questionada pelo vereador do PSD Bruno Pereira sobre essa matéria.

A autarca, que também assume a liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), reforçou que apesar de já ter iniciado o processo, nomeadamente ter feito os pedidos de autorização às forças policiais e à Comissão Nacional de Proteção de Dados, ainda “vai demorar” até arrancar.

No entanto, a autarquia já determinou os locais classificados como de "zonas de risco especial" onde entende que deveriam ser instaladas as câmaras, tratando-se da zona envolvente ao centro comercial NortehSopping, do Parque Urbano do Carriçal e da marginal de Matosinhos, referiu.

“O Parque Urbano do Carriçal está constantemente a ser vandalizado”, frisou.

Na Área Metropolitana do Porto (AMP) só o Município do Porto já tem o sistema de videovigilância a funcionar, tendo desde junho 79 câmaras instaladas entre a zona do Marquês e a da Ribeira.

+ notícias: Norte

Novas informações sobre camião que tombou na A1 

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Homem e mulher detidos por suspeitas de sequestro de jovem em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

PS critica "brutal aumento" do número de funcionários na Câmara de Braga

A vereação socialista da Câmara de Braga criticou esta segunda-feira o “brutal aumento” do quadro de pessoal no município em 2024, apontando para uma subida de 380 funcionários em relação ao ano passado.