Matosinhos junta-se ao Porto e inicia processo para a instalação de câmaras de videovigilância

Matosinhos junta-se ao Porto e inicia processo para a instalação de câmaras de videovigilância
Foto: Ana Francisca Gomes | PortoCanal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos já iniciou o processo para a instalação de câmaras de videovigilância, nomeadamente em zonas de maiores riscos do concelho, revelou Luísa Salgueiro.

“Vai ser necessário cumprir muitas etapas até o processo estar concluído, mas já iniciámos esse trabalho”, afirmou Luísa Salgueiro na reunião pública do executivo municipal, depois de questionada pelo vereador do PSD Bruno Pereira sobre essa matéria.

A autarca, que também assume a liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), reforçou que apesar de já ter iniciado o processo, nomeadamente ter feito os pedidos de autorização às forças policiais e à Comissão Nacional de Proteção de Dados, ainda “vai demorar” até arrancar.

No entanto, a autarquia já determinou os locais classificados como de "zonas de risco especial" onde entende que deveriam ser instaladas as câmaras, tratando-se da zona envolvente ao centro comercial NortehSopping, do Parque Urbano do Carriçal e da marginal de Matosinhos, referiu.

“O Parque Urbano do Carriçal está constantemente a ser vandalizado”, frisou.

Na Área Metropolitana do Porto (AMP) só o Município do Porto já tem o sistema de videovigilância a funcionar, tendo desde junho 79 câmaras instaladas entre a zona do Marquês e a da Ribeira.

+ notícias: Norte

Operação Babel. Paulo Malafaia confessa entrega de dinheiro a advogado no NorteShopping

O empresário Paulo Malafaia, arguido no processo Babel, confessou ter entregado dinheiro no NorteShopping ao advogado João Pedro Lopes, também arguido, dinheiro que sabia não ser para o ex-vice-presidente da Câmara de Gaia como aquele dizia ser.

Aviões da Sevenair voltam a partir de Bragança esta quarta-feira mas com menos ligações

A empresa Sevenair justificou as alterações nos horários da ligação aérea entre Trás-os-Montes e o Algarve, que retoma na quarta-feira, com a necessidade de reduzir custos e de os ajustar às verbas disponíveis.

Funcionário municipal de Braga roubou coluna de iluminação da autarquia para entregá-la a um clube de futebol, diz MP

O Ministério Público (MP) acusou de peculato e simulação de crime um funcionário municipal de Braga que se apropriou de uma coluna de iluminação da autarquia para entregá-la a um clube de futebol, simulando depois o seu furto.