Câmara do Porto discute lançar concurso para novo sistema de videovigilância

Câmara do Porto discute lançar concurso para novo sistema de videovigilância
| Porto
Porto Canal/Agências

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira o lançamento do concurso para a aquisição e manutenção do sistema de videovigilância para as zonas ocidental e oriental da cidade, por um preço base de 2,4 milhões de euros.

Na proposta, o vereador com o pelouro do Urbanismo, Pedro Baganha, esclarece que a aquisição do sistema de videovigilância surge ao abrigo do protocolo de colaboração estabelecido entre o município e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Em 21 de junho, aquando da entrada em funcionamento da videovigilância na cidade, o presidente da Câmara do Porto adiantou que o município e a PSP iam iniciar a segunda fase do projeto e que esta passava pela aquisição de mais 117 câmaras.

Segundo Rui Moreira, as mais de 117 câmaras vão ser instaladas em várias zonas da cidade, tais como no bairro Marechal Gomes da Costa, Pasteleira, Pinheiro Torres, na zona da Foz, mas também na zona da Asprela e em Campanhã.

O caderno de encargos indica que o preço base do concurso é de 2 405 619,78 euros, sem IVA, sendo que 336 mil euros serão para os serviços de manutenção, 1,2 milhões de euros para a empreitada, 819 mil euros para a aquisição de equipamentos e 16 mil euros para serviços de instalação de equipamentos e materiais.

O contrato entra em vigor a 24 de novembro e mantém-se em vigor até 24 de novembro de 2025, acrescenta o documento.

Composto por 79 câmaras, o sistema de videovigilância do Porto começou a funcionar a 22 de junho e abrange as artérias e espaços públicos da baixa da cidade, nomeadamente na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

A aquisição e manutenção destas câmaras foi adjudicada à empresa Soltráfego por mais de 795 mil euros.

A videovigilância funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, sendo que o chefe da área operacional do Comando Metropolitano da PSP é responsável pela conservação e tratamento dos dados.

Com este novo equipamento, a cidade do Porto passará a ter cerca de 196 câmaras de videovigilância, fruto de um investimento na ordem dos "quatro milhões de euros" da autarquia, adiantou à época o presidente da câmara.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.