Câmaras de videovigilância começam a ser instaladas no Porto

Câmaras de videovigilância começam a ser instaladas no Porto
Imagem arquivo
| Norte
Porto Canal

O previsto era que o novo sistema, que servirá para reforçar as medidas de segurança na Invicta, entrasse em funcionamento até ao final de 2022. As 79 câmaras de videovigilância ainda não estão a funcionar mas já começaram a ser instaladas.

Os locais ainda não foram revelados, nem se sabe exatamente como serão as novas câmaras de videovigilância que vão reforçar a segurança no centro da cidade do Porto. A Câmara Municipal do Porto e a Polícia de Segurança Pública preferem manter a reserva quanto à instalação e localização dos aparelhos, mas fonte da autarquia confirma ao Porto Canal que as câmaras já estão a ser instaladas entre o Marquês e a Ribeira. Depois da instalação, segue-se a fase de testes, só depois ficarão a funcionar em pleno, ininterruptamente, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A instalação e o funcionamento de um sistema de videovigilância no Porto foi aprovado pelo Ministério da Administração Interna em abril de 2022. O novo sistema abrange, sobretudo, as artérias e os espaços públicos da baixa da cidade do Porto. É proibida a captação de sons, exceto quando há indícios concretos de perigo para a segurança de pessoas, animais e bens.

Embora o executivo municipal tenha anunciado a instalação e o início do funcionamento até ao final de 2022, o sistema ainda não está preparado. A aquisição e manutenção do sistema de videovigilância do Porto foi adjudicada em outubro de 2022. O contrato, no valor de 795 471 euros foi celebrado com a “Soltráfego - Soluções de Trânsito, Estacionamento e Comunicações, S.A”. O contrato irá manter-se em vigor por um prazo máximo de três anos a partir da data da assinatura e prevê a implementação de 79 câmaras fixas, nomeadamente nas zonas da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.