Desenhos de Álvaro Siza no Festival Internacional de Gravura de Bilbau

Desenhos de Álvaro Siza no Festival Internacional de Gravura de Bilbau
| Mundo
Porto Canal / Agências

A edição deste ano do Festival Internacional de Gravura e Arte Sobre Papel de Bilbau, em Espanha, abre na quarta-feira e integra a exposição "Álvaro Siza", com esboços e desenhos do arquiteto português.

Trata-se de uma exposição que "reflete uma faceta intimista do arquiteto" Álvaro Siza Vieira e resulta de um projeto comissariado pelo Centro Português de Serigrafia e pela Embaixada de Portugal em Espanha, segundo a organização do festival.

Segundo o Centro Português de Serigrafia, a exposição integra 20 desenhos de Álvaro Siza criados entre 1989 e 2022 e pretende "dar a conhecer a sua profícua obra de desenho, no contexto da celebração dos seus 90 anos".

"Todos os gestos - também o gesto de desenhar - estão carregados de história, de inconsciente memória, de incalculável, anónima sabedoria", disse Álvaro Siza, citado pelo Centro Português de Serigrafia na apresentação da exposição.

O Centro Português de Serigrafia participa pelo terceiro ano consecutivo no festival de Bilbau e diz que apresenta este ano "um destacado conjunto de edições recentes", entre as quais, obras inéditas de Pedro Cabrita Reis, Marçal, Christine Enrègle, Hervé di Rosa, Juan Escudero, Federico Echevarría Sainz, Juan Sebastián Carnero, Charlotte Massip, Attilio Chien e Urtzi Urkixo.

Álvaro Siza Vieira, nascido em Matosinhos há 90 anos, é o arquiteto português mais reconhecido internacionalmente e recebeu dezenas de prémios em todo o mundo ao longo da sua carreira, incluindo o Pritzker, em 1992.

A edição deste ano do Festival Internacional de Gravura e Arte Sobre Papel de Bilbau, conhecido como FIG Bilbau, decorre entre quarta-feira e domingo e tem o Japão como país convidado.

Além dos expositores de 50 galerias e diversas entidades, o FIG Bilbau integra um programa de atividades relacionadas com a gravura e a arte sobre papel, como conferências, exposições, oficinas ou vistas guiadas.

Com um "foco exclusivo" na arte sobre papel, o FIG Bilbau diz ter "um caráter único em Espanha e na Europa", contando com galerias espanholas e de outros países "dedicadas à obra gráfica contemporânea e de todos os tempos".

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.