Álvaro Siza condecorado pelo Presidente da República no dia em que recebeu Prémio Portugalidade

Álvaro Siza condecorado pelo Presidente da República no dia em que recebeu Prémio Portugalidade
| Porto
Porto Canal

Álvaro Siza condecorado pelo Presidente da República na sessão do Prémio Portugalidade, atribuído pela Fundação Ilídio Pinho e que aconteceu na Câmara Municipal de Lisboa.

O arquiteto foi condecorado com a a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada, no mesmo dia em que recebeu o Prémio Portugalidade, atribuído pela Fundação Ilídio Pinho, pela obra de uma vida. O galardão distingue as personalidades que trabalham na “promoção, divulgação e defesa dos valores da portugalidade”. Por sua vez, a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada tem por fim distinguir o mérito literário, científico e artístico.

Já é a quarta vez que o arquiteto é galardoado pela Presidência da República Portuguesa. Desde 1992, é Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e é detentor da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique desde 1999. Mais recentemente, em 2017, recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

+ notícias: Porto

Viaduto do Matadouro sobre a VCI vai ser construído em maio de 2025

O viaduto sobre a VCI, incluído na reconversão do antigo Matadouro de Campanhã, tem previsão de construção para maio de 2025, avança ao Porto Canal fonte da Emerge. A promotora do projeto detalha que a fundação de betão já está “executada” e que o pilar “será executado até ao final deste ano”.

Moreira afirma que obra do metrobus ainda não foi entregue e contacto a privados não foi comunicado

A Câmara do Porto não tem conhecimento das negociações da Metro com empresas privadas para operar no canal do metrobus, informou Rui Moreira esta segunda-feira. O autarca sublinhou também que a obra ainda não foi concluída e entregue à cidade do Porto.

Previsto para abrir no Verão, Parque Urbano da Lapa vai ser inaugurado em dezembro

Inicialmente previsto para abrir ao público em julho, o Parque Urbano da Lapa, no Porto, vai ser inaugurado no dia 5 de dezembro, revelou o presidente da Câmara do Porto na reunião de executivo desta segunda-feira.