Do alto da Lapa, Siza regressa ao passado e renova histórica “ilha” do Porto

Do alto da Lapa, Siza regressa ao passado e renova histórica “ilha” do Porto
| Porto
Pedro Benjamim

O Monte da Lapa, histórica “ilha” no centro do Porto, está a ser requalificada numa iniciativa do atelier Pedra Líquida, que conta com o traço do arquiteto Siza Vieira.

O arquiteto, que recentemente inaugurou uma nova ala no Museu de Serralves, tem também uma ligação às tradicionais “ilhas” do Porto através do bairro em S. Victor e no bairro da Bouça, através do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), no pós-25 de abril de 1974.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O atelier dos arquitetos Nuno Grande e Alexandra Coutinho adquiriu o terreno em 2014. Seguiu-se a fase das negociações e a obra arrancou em 2020 com o objetivo de terminar em 2025.

O Monte da Lapa terá 28 habitações, sendo dez para quem já lá morava e 18 destinado a arrendamento de média e longa duração. O projeto contempla também um restaurante e uma pousada, naquela que será a única nova construção, já que o projeto se foca na reabilitação do edificado pré-existente.

Porto Canal

O plano aponta 1696 m2 construídos, num terreno com uma área total de 2448m2. O investimento total ascende aos 4,7 milhões de euros, do atelier Pedra Líquida com o empreendimento hoteleiro Casa do Conto.

A mais de um ano da conclusão do projeto, foi lançado um livro fotográfico, com imagens de Pedro Cardigo, sobre o projeto de construção. Um primeiro volume de Monte da Lapa, sendo que está prevista a publicação de um segundo volume para 2025, ano de conclusão da obra.

Porto Canal

+ notícias: Porto

Alojamento é dificuldade cada vez maior para estudantes sem bolsa no Porto

O custo do alojamento continua a ser a maior dificuldade para os estudantes universitários em Lisboa e no Porto, e para as famílias de classe média sem acesso à bolsa, alertam federações académicas.

Na semana em que os combustíveis estão em modo 'sobe' e 'desce', onde é mais barato atestar no Grande Porto?

A próxima semana começa com ligeiras alterações nos preços dos combustíveis.

O tempo no Grande Porto vai mudar? Saiba com o que contar na primeira semana de março

Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, a partir desta segunda-feira, períodos de chuva, céu muito nublado, queda de neve nas terras altas, acima dos 1000/1200 metros e uma pequena subida da temperatura, em particular a mínima no interior Norte.