Associação aponta que aterro da Recivalongo está impedido de receber resíduos

Associação aponta que aterro da Recivalongo está impedido de receber resíduos
Foto: Recivalongo
| Norte
Porto Canal

O aterro da Recivalongo, em Valongo, está desde segunda-feira impedido de receber quaisquer tipo de resíduos, revelou esta sexta-feira à Lusa fonte da associação Jornada Principal, que desde 2019 luta pelo encerramento daquele equipamento com denúncias de crime ambiental.

Segundo a fonte, a empresa que gere o aterro em Sobrado enviou um e-mail aos clientes a informar dessa impossibilidade e a indicar que os resíduos podem ser depositados nos aterros de Lousada e de Riba d’Ave.

A Lusa tentou obter um esclarecimento da Agência Portuguesa do Ambiente sobre esta questão, dado caber-lhe a responsabilidade dessa gestão, mas até ao momento não foi possível.

Do mesmo modo, também não foi possível ter a posição da Recivalongo sobre o assunto.

Em setembro, numa audição parlamentar na Comissão de Ambiente e Energia, Marisol Marques e Gilberto Gonçalves, da associação Jornada Principal, denunciaram ter sido atribuída uma terceira licença à Recivalongo para tratamento de todo o tipo de resíduos naquele aterro.

Dias depois, em resposta à Lusa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte argumentou que “não é uma nova licença, mas sim um averbamento àquela emitida em 2012 com validade até dezembro de 2026”.

O aterro em Sobrado é gerido desde 2007 pela Recivalongo, que começou a ser acusada em 2019 de “crime ambiental” pela população, pela associação ambientalista Jornada Principal e pela Câmara Municipal de Valongo após ter sido detetado que detinha “mais de 420 licenças para tratar todo o tipo de resíduos”.

O assunto avançou, entretanto, para os tribunais, com ações apresentadas por ambas as partes.

+ notícias: Norte

Homem baleado em Leça do Balio

Um motociclista terá sido baleado, na Rua de Recarei, em Leça do Balio, Matosinhos, este sábado à tarde, apurou o Correio da Manhã (CM).

Colisão entre motociclo e carro condiciona trânsito na Via Norte

Uma colisão entre um motociclo e um carro provocou um ferido grave na Estrada Nacional 14 (EN14), perto da fábrica da Super Bock, este sábado à noite.

Balas & Bolinhos recrutam figurantes em Vila do Conde

A produção do quarto filme da saga “Balas & Bolinhos” está à procura de figurantes de todas as idades, interessados em participar nas filmagens em Vila do Conde, durante os meses de maio e junho.