CCDR-Norte emite novo licenciamento para aterro de Valongo

CCDR-Norte emite novo licenciamento para aterro de Valongo
| Norte
Porto Canal \ Agências

A Câmara de Valongo revelou esta quarta-feira à Lusa ter partido da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) um terceiro licenciamento para tratamento de todo o tipo de resíduos a um aterro em tribunal por crimes ambientais.

A presidente da direção da Associação Jornada Principal, Marisol Marques, e o líder da mesa da assembleia-geral da mesma, Gilberto Gonçalves, hoje ouvidos na Comissão de Ambiente e Energia, no parlamento, revelaram que o aterro da Recivalongo, em Sobrado, recebeu uma terceira licença, emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em resposta à Lusa, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, afirmou que a licença não foi emitida pela APA, mas pela CCDR-N, confirmando que a autarquia avançou com uma providência cautelar.

“A Câmara Municipal de Valongo logo que teve conhecimento da autorização para a entrada em funcionamento de um terceiro alvéolo no Aterro de Resíduos Industriais em Sobrado, lançou mão das vias judiciais competentes para impedir a entrada em funcionamento desta nova célula de depósito, através de uma providência cautelar e de uma ação principal de impugnação da decisão da CCDR-N”, lê-se na resposta.

Ainda na resposta, José Manuel Ribeiro enfatiza que a câmara irá “até às últimas instâncias judiciais para impedir este autêntico atentado ao ambiente e à qualidade de vida das populações afetadas, designadamente na vila de Sobrado".

A Lusa tentou uma reação da CCDR-N, da APA e da Recivalongo, mas até ao momento não obteve resposta.

O aterro em Sobrado é gerido desde 2007 pela Recivalongo, que começou a ser acusada em 2019 de “crime ambiental” pela população, pela associação ambientalista Jornada Principal e pela Câmara Municipal após ter sido detetado que detinha “mais de 420 licenças para tratar todo o tipo de resíduos”.

O assunto avançou, entretanto, para os tribunais, com ações apresentadas por ambas as partes.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.