Aterro em Valongo em tribunal por crimes ambientais recebe nova licença da APA

Aterro em Valongo em tribunal por crimes ambientais recebe nova licença da APA
| Norte
Porto Canal/Agências

A Agência Portuguesa do Ambiente emitiu terceira licença para tratamento de todo o tipo de resíduos ao aterro da Recivalongo, alvo de processos em tribunal por crimes ambientais, denunciou esta quarta-feira, em audição parlamentar, a associação Jornada Principal.

A presidente da direção da associação, Marisol Marques, e o líder da mesa da assembleia-geral da mesma, Gilberto Gonçalves, foram esta quarta-feira ouvidos na Comissão de Ambiente e Energia, que resultou de uma petição pelo encerramento do aterro ativo desde 2007 que recolheu 5.543 assinaturas em maio deste ano.

Na argumentação, a presidente começou por dizer que “aquilo não é um aterro, mas uma lixeira a céu aberto como sucedia nos anos 80 do século passado”, situação que “gera um ar irrespirável”, descrição a que se seguiu a revelação de que “recentemente foi aprovada uma terceira célula no aterro” feita por Gilberto Gonçalves.

À Lusa, o dirigente esclareceu que a licença foi passada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e que “se destina a todo o tipo de resíduos”.

Afirmando desconhecer a data em que a mesma foi emitida, Gilberto Gonçalves revelou, contudo, que “há cerca de duas semanas a Câmara de Valongo interpôs uma providência cautelar para parar o processo”.

Da parte do PS, a deputada Catarina Lopo quis saber o ponto de situação do processo que corre em tribunal enquanto da parte do PSD, o deputado Miguel Santos questionou a atuação do município de Valongo, onde é vereador, neste processo.

A líder da comissão parlamentar, Rita Maria Matias, do Chega, aludiu “à falta de fiscalização no aterro”, extraindo daí “haver responsabilidade políticas” e pediu aos membros da associação o envio à comissão parlamentar das fotografias das picadas dos insetos em crianças e jovens de Sobrado.

Na sua primeira intervenção, Marisol Marques revelou que “muitas crianças de Sobrado foram picadas por insetos” que a associação relaciona com a existência do aterro, exibindo fotografias com imagens “desses ataques” aos residentes na freguesia do concelho de Valongo.

Ainda sobre as picadas, Gilberto Gonçalves lamentou que o pedido de informação feito ao Agrupamentos de Centros de Saúde da Maia, que superintende o concelho, para tentar perceber a dimensão e o impacto das picadas dos insetos, “tenha ficado sem resposta”.

A Lusa tentou uma reação da Câmara de Valongo, da APA e da Recivalongo, mas até ao momento não foi possível.

O aterro em Sobrado é gerido desde 2007 pela Recivalongo, que começou a ser acusada em 2019 de “crime ambiental” pela população, pela associação ambientalista Jornada Principal e pela câmara municipal após ter sido detetado que detinha “mais de 420 licenças para tratar todo o tipo de resíduos”.

O assunto avançou, entretanto, para os tribunais, com ações apresentadas por ambas as partes.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.