Novo Secretário de Estado do Ambiente vendeu empresa a lóbi do lixo que detém o aterro sanitário de Valongo

Novo Secretário de Estado do Ambiente vendeu empresa a lóbi do lixo que detém o aterro sanitário de Valongo
| Política
Porto Canal

Algumas horas depois da demissão da secretária de Estado que menos tempo ocupou a pasta, são agora tornados públicos, através do semanário Sol, factos de um possível novo conflito de interesses que envolve outro membro do governo.

Hugo Pires, vice-presidente da bancada do PS desde 2015 e recentemente empossado secretário de Estado do Ambiente, vendeu, em 2021, o seu ateliê de arquitetura e reabilitação urbana, a CRIAT, a uma empresa agrícola, de nome “Penedo do Frade”. A empresa em questão é detida por duas irmãs que também são sócias e irmãs dos dois acionistas principais do grupo Semural. A empresa de tratamento de lixo e resíduos tem estado envolta em polémica relativamente ao aterro sanitário de Valongo.

O político de 43 anos foi coordenador dos deputados do PS na Comissão Parlamentar da Habitação e, posteriormente, da Comissão do Ambiente e Energia, tendo sido um dos autores da Lei de Bases do Clima.

De acordo com a sua própria declaração no site da Assembleia da República, no mês da realização deste negócio o novo secretário de estado foi relator de um parecer na Assembleia da República sobre resíduos urbanos, precisamente no âmbito da Comissão Parlamentar do Ambiente.

Recorde-se que o aterro sanitário de Valongo foi durante anos contestado pela população e pelo próprio presidente da Câmara devido ao mau cheiro que afetava várias regiões.

Em reação aos factos noticiados, o Ministério do Ambiente esclareceu, esta sexta-feira, que quando o secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, vendeu a empresa CRIAT "não previa ser convidado" para o Governo, sublinhando que "não tem atualmente qualquer participação social em alguma empresa" e que também "não tem qualquer inibição ou impedimento, de qualquer tipo, no exercício das funções que lhe foram confiadas".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.