Notícia Porto Canal. Novo secretário de Estado do Ambiente omitiu empresa no registo de interesses do Parlamento

| Política
Ana Mota e Henrique Ferreira

O recém-empossado secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, não declarou uma das empresas de que era sócio no registo de interesses entregue ao Tribunal Constitucional, enquanto era deputado. A falha representa um incumprimento da lei n.º 52/2019, que obriga os titulares de cargos políticos a comunicar rendimentos, património e incompatibilidades.

Em causa está a participação do secretário de Estado na sociedade ‘Palavras Suspensas’ entre 8 de fevereiro de 2021 e 23 de fevereiro de 2022, data em que foi dissolvida. O antigo deputado do PS detinha uma participação de 4.750 euros, correspondente a 95% do capital da empresa com sede em Braga.

Hugo Pires foi eleito deputado da Assembleia da República pela segunda vez em 2015 e cumpriu mandato de forma ininterrupta até 4 de janeiro de 2023, dia em que tomou posse como secretário de Estado do Ambiente. Ou seja, quando a empresa foi criada, em fevereiro de 2021, Hugo Pires deveria ter solicitado a alteração da declaração de interesses, de forma a incluir esta participação social. No entanto, no registo relativo à XIV legislatura, que começou a 25 de outubro de 2019 e terminou 28 de março de 2022, na sequência da dissolução do Parlamento pelo Presidente da República, não há sinal da ‘Palavras Suspensas´, empresa do setor do mobiliário para escritório e comércio.

Contactado pelo Porto Canal, o Ministério do Ambiente ainda não respondeu às questões levantadas sobre este caso.

Hugo Pires debaixo de fogo

Mesmo tendo passado apenas dois dias da tomada de posse, esta não é a primeira polémica a envolver o novo secretário de Estado do Ambiente. Esta sexta-feira, o semanário Nascer do Sol, noticiou que Hugo Pires vendeu, em 2021, a empresa CRIAT – Arquitetura & Reabilitação Urbana a uma sociedade agrícola detida pelo grupo Semural, Waste & Energy SA, cuja atividade principal é o tratamento de lixo.

Neste caso, e ao contrário do que aconteceu com a empresa ‘Palavras Suspensas’, Hugo Pires declarou que era sócio da CRIAT. A questão levantada prendia-se assim com um possível conflito de interesses entre o negócio e área que agora tutela.

Em comunicado enviado às redações durante a manhã, o Ministério tutelado por Duarte Cordeiro, explica que “Hugo Pires vendeu a empresa CRIAT, que não é da área do ambiente, mas sim da arquitetura e construção, a 19 de maio de 2021, altura em que, naturalmente não previa ser convidado para o cargo de Secretário de Estado”. A reação do ministério acrescenta ainda que o secretário de Estado "cumpriu com os seus deveres declarativos enquanto deputado". 

Hugo Pires, natural de Coimbra, é arquiteto e foi vereador na Câmara Municipal de Braga entre 2009 e 2013, tendo tido os pelouros do Urbanismo, Reabilitação Urbana, Proteção Civil e Juventude. Nas últimas eleições autárquicas foi o candidato do PS à presidência da autarquia.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.