Israel. Liga Árabe agenda reunião urgente para esta semana

Israel. Liga Árabe agenda reunião urgente para esta semana
Lusa
| Mundo
Porto Canal/Agências

O rei Mohamed VI de Marrocos, país que assume a presidência do Conselho da Liga Árabe, convocou este domingo uma reunião "urgente" desta organização para esta semana, na sequência do ataque lançado no sábado pelo grupo islâmico Hamas contra Israel.

O monarca convocou uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros árabes para "concertar e coordenar, após a deterioração da situação em Gaza e o desencadeamento de ações militares contra civis, e para encontrar meios de travar esta grave escalada", lê-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino.

A mesma fonte acrescenta que atualmente existem "discussões intensas" para a realização desta reunião esta semana na sede da Liga Árabe, no Cairo.

O Exército israelita declarou estado de guerra no sábado, após um poderoso ataque combinado do Hamas a partir de Gaza, com o lançamento de foguetes e a infiltração de milicianos palestinianos em território israelitas.

Pelo menos 300 pessoas morreram em Israel desde que o Hamas atacou de surpresa o Estado judeu com foguetes e ataques terrestres, que respondeu com uma forte ofensiva aérea que também deixou mais de 300 mortos na Faixa de Gaza, segundo relatórios médicos divulgados este domingo.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.