Conselho de Segurança da ONU reúne-se de urgência após ataque em Israel

Conselho de Segurança da ONU reúne-se de urgência após ataque em Israel
| Política
Porto Canal/Agências

O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se este domingo de emergência sobre a situação no Médio Oriente, na sequência do ataque de sábado do Hamas contra Israel.

A reunião foi convocada no sábado pelo Brasil, que exerce atualmente a presidência do Conselho de Segurança, face à grave escalada de violência entre Israel e os territórios palestinianos.

Israel declarou no sábado o estado de guerra após as milícias palestinianas de Gaza, lideradas pelo movimento islâmico Hamas, terem desencadeado uma operação surpresa sem precedentes, com o lançamento de mais de mil foguetes e infiltrações em território israelita.

A par de outras nações, o Governo brasileiro condenou os "bombardeamentos e ataques terrestres" e disse que "não há justificação para recorrer à violência, especialmente contra civis", instando as partes a "exercerem a máxima contenção, a fim de evitar uma nova escalada" do conflito.

O Governo do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também reiterou o seu compromisso com a solução para o conflito, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.

+ notícias: Política

Dia da Europa. Relação de Portugal e comunidade europeia é “ouro sobre azul”, frisa Montenegro 

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou esta quinta-feira que a relação de Portugal com a comunidade europeia tem sido “ouro sobre azul” e apelou aos portugueses para que votem nas próximas europeias.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".