Câmara do Porto assinala 130º aniversário do FC Porto como um dos “baluartes” da cidade

Câmara do Porto assinala 130º aniversário do FC Porto como um dos “baluartes” da cidade
| Porto
Porto Canal

A Câmara Municipal do Porto assinalou o 130º aniversário do FC Porto no site de notícias da autarquia “Porto.”. No texto, o município destaca que o clube azul e branco se tornou “ao longo dos anos, um dos baluartes da Invicta, interna e externamente”.

A 28 de setembro de 1893, o Diário Ilustrado anunciava: "Fundou-se no Porto um club denominado Football Club do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no norte do paiz de uma associação para os jogadores d’aquella especialidade".

A iniciativa partira de António Nicolau d’Almeida, jovem comerciante de vinho do Porto - símbolo maior da cidade desde o século XVII -, e envolvera a fina flor da burguesia portuense. De então para cá, o Futebol Clube do Porto tornou-se um “embaixador da cidade e da região”, diz a Câmara do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, deu início às celebrações do 130.º aniversário do clube na manhã desta quinta-feira. O dia começou junto dos bustos de Rui Filipe, Pavão e José Maria Pedroto, no interior do Estádio do Dragão, numa homenagem que se estendeu aos sócios, jogadores, treinadores e dirigentes portistas já falecidos.

Nos momentos que se seguiram, a figura máxima do clube fez-se acompanhar pela restante direção, pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, e pelo presidente do Conselho Fiscal, Jorge Guimarães, na cerimónia do hastear da bandeira que teve lugar na porta 1 do anfiteatro azul e branco inaugurado em 2003.

+ notícias: Porto

GNR desmantela rede que traficava droga no Porto. Apreendidas mais de 70 mil doses de haxixe

A GNR desmantelou, no domingo, uma rede de tráfico de droga que operava no Grande Porto, tendo detido 10 homens e apreendido mais de 70 mil doses de estupefacientes, bem como cerca de 100 mil euros, foi esta segunda-feira revelado.

Ativistas pró-Palestina obrigados a "desmobilizar" da Faculdade de Ciências do Porto

Os ativistas pró-palestina que desde quinta-feira se mantêm em protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto receberam, no domingo, a indicação para desmobilizarem até às 20h de hoje ou “serão acionados meios” para os retirar.

Câmara do Porto reprova bolsa de prioridades para casos de despejo sem habitação assegurada

São precisas mais respostas de emergência e de inclusão social no Porto. Foi essa a base da proposta que a CDU apresentou esta segunda-feira, em reunião de executivo, que recomendava um programa integrado nas áreas mais carenciadas da cidade. A recomendação acabou reprovada, contando apenas com os votos favoráveis do PS e do Bloco de Esquerda.