IP vai ter de validar construções junto à futura linha do TGV

IP vai ter de validar construções junto à futura linha do TGV
| Norte
Porto Canal

A aprovação e o chumbo do licenciamento de construções e de novos empreendimentos nos terrenos envolventes à futura linha de alta velocidade, que ligará o Porto a Lisboa, terão de ser validados pela Infraestruturas de Portugal. 

O aval da empresa vai ser necessário para todos os projetos a pelo menos 400 metros do corredor do TGV. 

De acordo com o Jornal de Notícias, a obrigação surge da aplicação das medidas preventivas, que entrarão em vigor em breve.

O concurso para a execução da primeira fase da obra, entre Porto e Soure, deverá avançar em 2024.

A consulta pública para a escolha das empresas que farão o projeto de execução e a obra da linha será lançada em janeiro do próximo ano. 

+ notícias: Norte

Autocarro da UNIR consumido pelas chamas em Gaia

Um autocarro da rede UNIR foi consumido pelas chamas na tarde desta terça-feira, na rua de Dom Pedro V, perto do El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia.

Arte dos Barcos Moliceiros de Aveiro inscrita em Lista de Salvaguarda Urgente da UNESCO

A arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, foi inscrita esta terça-feira na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Casal acusado de triplo homicídio em Bragança condenado a 25 anos de prisão

O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi, esta terça-feira, condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.