IP vai ter de validar construções junto à futura linha do TGV

IP vai ter de validar construções junto à futura linha do TGV
| Norte
Porto Canal

A aprovação e o chumbo do licenciamento de construções e de novos empreendimentos nos terrenos envolventes à futura linha de alta velocidade, que ligará o Porto a Lisboa, terão de ser validados pela Infraestruturas de Portugal. 

O aval da empresa vai ser necessário para todos os projetos a pelo menos 400 metros do corredor do TGV. 

De acordo com o Jornal de Notícias, a obrigação surge da aplicação das medidas preventivas, que entrarão em vigor em breve.

O concurso para a execução da primeira fase da obra, entre Porto e Soure, deverá avançar em 2024.

A consulta pública para a escolha das empresas que farão o projeto de execução e a obra da linha será lançada em janeiro do próximo ano. 

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.