FC Porto recorda estreia oficial de Fernando Gomes, ‘Bibota de Ouro’

FC Porto recorda estreia oficial de Fernando Gomes, ‘Bibota de Ouro’
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto recordou, esta sexta-feira, a estreia oficial de Fernando Gomes, 'Bibota de Ouro', pelos dragões, que aconteceu a 8 de setembro de 1974.

"Neste dia, em 1974, estreou-se em jogos oficiais pela equipa principal do FC Porto Fernando Gomes, que mais tarde viria a ser conhecido como o Bibota de Ouro. Apenas com 17 anos, Gomes jogou de início na primeira jornada da Liga frente à CUF e marcou os dois golos da vitória (2-1)... Era o início de uma história de golos e vitórias inesquecíveis para o goleador e para os dragões", realçaram os 'Dragões'. 

"Dia 29 de setembro será inaugurada a exposição temporária "Gomes", onde poderão confirmar um conjunto de números impressionantes registados com a camisola portista: 453 jogos, 355 golos, 13 títulos, 2 botas de ouro e 6 bolas de prata. E muito mais...", acrescenta o emblema 'azul e branco'. 

Fernando Gomes é um capítulo dentro da própria história portista e, em 130 anos de clube, nenhum goleador foi tão eficaz, tão marcante e tão inspirador como ele. Dragão de nascença, campeão em Portugal, na Europa e no Mundo com a camisola azul e branca, Gomes serviu o FC Porto como futebolista, capitão de equipa e dirigente, recolhendo, ao longo do trajeto de ligação ao clube, os mais altos reconhecimentos da família portista, mas também distinções da cidade do Porto e do Estado português, entre outras.

A impressionante eficácia ofensiva de Gomes valeu-lhe inúmeros prémios individuais. Foi seis vezes o melhor marcador da liga portuguesa – em 1977, 1978, 1979, 1983, 1984 e 1985 –, e em duas sagrou-se mesmo o maior goleador de todos os campeonatos europeus. Recebeu, por isso, a bota de ouro em 1983 e 1985, justificando a alcunha que lhe ficará eternamente associada: Bibota. Entretanto, no plano coletivo, juntou cinco campeonatos nacionais, três taças e três supertaças, além de uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia.

 

+ notícias: Desporto

FPF e Liga de clubes decretam minuto de silêncio pela morte de Pinto da Costa

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decretaram um minuto de silêncio em todos os jogos das respetivas competições, em memória de Pinto da Costa, que morreu hoje, aos 87 anos.

“O legado que deixa ficará para sempre na história do FC Porto”. Jogadores e treinadores do clube despediram-se de Pinto da Costa

Na noite em que foi comunicada a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, aos 87 anos, antigos e atuais atletas e treinadores do clube despediram-se de “uma lenda” que “ensinou o que é ser do Futebol Clube do Porto” , “um grande líder” cujo “amor e dedicação ao FC Porto são únicos” e que “será eterno”.

Adeptos homenageiam Pinto da Costa nas imediações do Estádio do Dragão

Centenas de adeptos do FC Porto encontram-se nas imediações do Estádio do Dragão para homenagear Jorge Nuno Pinto da Costa.