FC Porto: Touch2See uma nova forma de "ver" o jogo no Dragão

FC Porto: Touch2See uma nova forma de "ver" o jogo no Dragão
| Desporto
Porto Canal

“O futebol não é só ver, o futebol também é sentir”.

A frase é de Manuel Sérgio, professor no Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo, que participou no teste piloto da tecnologia “Touch2See”, uma nova ferramenta inclusiva que permite uma experiência mais rica no Estádio do Dragão a adeptos cegos ou com baixa visão.

Trata-se de um tablet, em formato de campo de futebol, que recebe informação em tempo real, via 5G, e onde existe uma pequena bola que se vai movimentando pelo tablet à medida que a bola real do jogo também se movimenta no relvado.

“É uma solução de acessibilidade para adeptos com deficiência visual. Neste caso, aplicada ao futebol, mas também cobrimos outros desportos. Recebemos informação do jogo em direto, o que permite espelhar o jogo no tablet em tempo real. Assim, o utilizador consegue seguir o jogo”, explica John Brimacombe, da empresa responsável pelo projeto.

Esta é mais uma solução apresentada pelo FC Porto para ir de encontro às necessidades da sua comunidade de adeptos, dando mais um passo para cumprir o desígnio há muito estipulado de um dia de jogo cada vez mais inclusivo.

Teresa Santos, responsável pela área de Sustentabilidade do FC Porto, enquadra este passo na estratégia do clube: “Mais uma vez quisemos ser pioneiros e proporcionar a melhor experiência aos nossos adeptos. É uma experiência mais imersiva. Nós já tínhamos a audiodescrição. Já é a terceira época, aliás, em que disponibilizamos este serviço. E agora este novo serviço é uma combinação da audiodescrição com um tablet em que o adepto consegue sentir todos os movimentos e jogadas em campo. No fundo é reproduzir o que nós conseguimos ver numa imagem para este tablet, para que possam sentir todas as jogadas que acontecem no jogo.”

Para além deste novo serviço e da referida audiodescrição, o Futebol Clube do Porto disponibiliza ainda a sala sensorial INZONE, projeto que está agora a cumprir um ano, para pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial, para além da tradução para língua gestual nos ecrãs do estádio ou do código ColorADD para daltónicos, presente no estacionamento e na infografia do Estádio.

“Queremos que o Estádio do Dragão seja para todos os nossos adeptos, independentemente das necessidades de cada um”, remata Teresa Santos.

Este serviço estará disponível aos adeptos do FC Porto dentro em breve, sendo futuramente prestadas informações sobre como poderá solicitá-lo.

+ notícias: Desporto

FC Porto B: “Bês” travados no Olival. Crónica de jogo

A equipa B do FC Porto sofreu um desaire caseiro diante do Leixões, por 0-1, na 26.ª ronda da Liga Portugal 2. Com este resultado, os “bês” continuam a somar os mesmos 22 pontos e a ocupar o 16.º posto da tabela classificativa à frente da Oliveirense (21) e do CD Mafra (18).

FC Porto: Regresso a casa e às vitórias. Crónica de jogo

O FC Porto regressou a casa e aos bons resultados vencendo o AFS por 2-0 na ronda 26 do campeonato. Rodrigo Mora e Fábio Vieira assinaram os golos que valeram os três pontos em vésperas da paragem das seleções. Com este resultado, os portistas passam a somar 53 e ficam a três do Benfica, que ocupa o segundo posto da tabela com dois menos dois jogos.

FC Porto: Regresso ao trabalho esta terça-feira

O FC Porto regressa ao trabalho esta terça-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.