FC Porto: Touch2See uma nova forma de "ver" o jogo no Dragão

FC Porto: Touch2See uma nova forma de "ver" o jogo no Dragão
| Desporto
Porto Canal

“O futebol não é só ver, o futebol também é sentir”.

A frase é de Manuel Sérgio, professor no Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo, que participou no teste piloto da tecnologia “Touch2See”, uma nova ferramenta inclusiva que permite uma experiência mais rica no Estádio do Dragão a adeptos cegos ou com baixa visão.

Trata-se de um tablet, em formato de campo de futebol, que recebe informação em tempo real, via 5G, e onde existe uma pequena bola que se vai movimentando pelo tablet à medida que a bola real do jogo também se movimenta no relvado.

“É uma solução de acessibilidade para adeptos com deficiência visual. Neste caso, aplicada ao futebol, mas também cobrimos outros desportos. Recebemos informação do jogo em direto, o que permite espelhar o jogo no tablet em tempo real. Assim, o utilizador consegue seguir o jogo”, explica John Brimacombe, da empresa responsável pelo projeto.

Esta é mais uma solução apresentada pelo FC Porto para ir de encontro às necessidades da sua comunidade de adeptos, dando mais um passo para cumprir o desígnio há muito estipulado de um dia de jogo cada vez mais inclusivo.

Teresa Santos, responsável pela área de Sustentabilidade do FC Porto, enquadra este passo na estratégia do clube: “Mais uma vez quisemos ser pioneiros e proporcionar a melhor experiência aos nossos adeptos. É uma experiência mais imersiva. Nós já tínhamos a audiodescrição. Já é a terceira época, aliás, em que disponibilizamos este serviço. E agora este novo serviço é uma combinação da audiodescrição com um tablet em que o adepto consegue sentir todos os movimentos e jogadas em campo. No fundo é reproduzir o que nós conseguimos ver numa imagem para este tablet, para que possam sentir todas as jogadas que acontecem no jogo.”

Para além deste novo serviço e da referida audiodescrição, o Futebol Clube do Porto disponibiliza ainda a sala sensorial INZONE, projeto que está agora a cumprir um ano, para pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial, para além da tradução para língua gestual nos ecrãs do estádio ou do código ColorADD para daltónicos, presente no estacionamento e na infografia do Estádio.

“Queremos que o Estádio do Dragão seja para todos os nossos adeptos, independentemente das necessidades de cada um”, remata Teresa Santos.

Este serviço estará disponível aos adeptos do FC Porto dentro em breve, sendo futuramente prestadas informações sobre como poderá solicitá-lo.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Diogo Costa na convocatória para a Liga das Nações

Portugal vai defrontar a Dinamarca, a duas mãos, nos quartos de final da prova.

Martín Anselmi: “Temos de ganhar ao rival e a nós próprios, pois temos o desafio de sermos melhores”

Depois de dois jogos consecutivos fora de casa, em Arouca e Braga, o FC Porto está de regresso ao Estádio do Dragão na 26.ª jornada da Liga, que reserva uma receção ao AFS (sábado, 18h00, Sport TV). Sublinhando que “é importante voltar a jogar em casa”, Martín Anselmi falou de um adversário “com uma dinâmica diferente depois da mudança de treinador”, mas só a vitória interessa e o treinador conta com o apoio dos adeptos: “Precisamos dos nossos adeptos e sabemos que precisamos de os conquistar”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 50 pontos, menos nove do que o líder Sporting, enquanto o AFS segue na 16.ª posição, com 23.

André Villas-Boas: “Temos todo o interesse em contribuir para que Porto e Gaia sejam Capitais Mundiais do Desporto”

A candidatura conjunta do Porto e de Vila Nova de Gaia ao título de Capital Mundial do Desporto 2027 ganhou um novo fôlego esta sexta-feira, dia em que a Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES) visitou o Estádio do Dragão e foi recebida por André Villas-Boas, que fez questão de “ajudar e agradecer por toda a cooperação que as duas câmaras têm tido com o FC Porto” antes de anunciar que o clube “estará noutro patamar em termos de instalações desportivas em 2027”.