Presidente do Hospital São João acredita que novo modelo do SNS vai permitir "mais proximidade ao utente"

Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Maria João Batista assumiu a presidência do Hospital São João há oito meses. Esta quinta-feira, deu a sua primeira entrevista desde então a um canal de televisão, o Porto Canal. 

A médica está à frente da administração do Centro Hospitalar de São João, mas continua a exercer medicina e considera que a experiência faz de si um elemento que acrescenta mais valor ao concelho de administração. 

Contudo, Maria João Batista reconhece que existem obstáculos a enfrentar de forma a garantir que todos os utentes recebem os melhores cuidados, sem exceção. 

"A maior dificuldade em gestão de saúde é sermos totalmente equitativos", explica. 

Ainda assim, esse está longe de ser o único problema que identifica na área. Os médicos continuam a exigir melhores condições de trabalho e já há novas greves anunciadas. A administradora do são João defende a classe, mas acrescenta que existem também outros profissionais do SNS que precisam de ser valorizados.

Sobre o novo modelo do SNS, que cria 39 Unidades de Saúde Locais, Maria João Batista sublinha o contributo do São João para a eleboração deste novo plano e realça que irá permitir  "mais proximidade e acompanhamento transversal ao utente" e que  "um dos grandes objetivos é centralizar a informação do utente numa única estrutura".

Estes e outros temas para ver na entrevista exclusiva de Maria João Batista ao Porto Canal, conduzida por Estela Machado:

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.