Mais de um ano depois, a passagem pedonal inferior de Campanhã está concluída 

Mais de um ano depois, a passagem pedonal inferior de Campanhã está concluída 
Porto./ DR
| Porto
Porto Canal

As obras da passagem inferior entre o Terminal Intermodal de Campanhã, as estações de metro e comboio da CP e o terminal da STCP já terminaram, mais de um ano após a abertura daquela estrutura. 

De acordo com a Cãmara Municipal do Porto, a estrutura permite agora a interligação entre o edifício do terminal e os serviços de comboios (regionais, intercidades, internacionais e suburbanos IP/CP) e de metro ligeiro. Transportes complementados pelos serviços da STCP, táxis, kiss & ride e, por fim, os espaços de estacionamento de automóveis e bicicletas.

O município explica ainda que a passagem é composta por um átrio, acessos poente às linhas e ao metro, circulação principal e corredores de acesso às plataformas e zonas técnicas.

A empreitada, que teve início em dezembro de 2021 e tinha a duração prevista de oito meses, foi realizada pela empresa municipal GO Porto, no valor de cerca de 940 mil euros.

Contudo, a obra acabou por durar 18 meses e apesar de dar ligação à estação de comboio, os acessos às linhas 2/3, 4/5, 6/7 e 8/9, visíveis ao longo da passagem inferior, ficarão fechados.

Inaugurado em julho de 2022, o terminal intermodal serviu mais de cinco milhões de passageiros num ano. A autarquia sublinha que é o primeiro terminal do país a ligar os meios de transporte de forma simples e eficiente, sendo um centro de partidas e chegadas rodoviárias do Porto e da Região Norte.

+ notícias: Porto

Futuro das Avenidas Atlânticas “congelado” até que obras do Porto terminem

Ao que tudo indica o plano para as Avenidas Atlânticas vai ter de esperar que as restantes obras de mobilidade que avançam na cidade sejam terminadas. Apesar de se tratar de “uma questão de baldes de tinta”, as obras de organização daquelas vias não avançará até que seja ultimado o metrobus e a Avenida Nun’Álvares, entre a Foz do Douro e Nevogilde, informou o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

Restaurado painel de azulejos sobre o Túnel da Ribeira

O painel de azulejos "À cidade", localizado na Rua da Ribeira Negra, no Porto, já está restaurado, anunciou a Câmara Municipal no seu site oficial de notícias.

Oficial. "Descida da Cruz" deixa Matosinhos e segue para o Porto

O quadro “Descida da Cruz”, de Domingos Sequeira (1768-1837), vai estar exposto no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, a partir de 01 de junho. A informação foi avançada pela Fundação Livraria Lello, proprietária da obra. A exposição de longa duração do único museu nacional do Norte do país será então o próximo destino do quadro adquirido em março e que até lá estará no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos.