Residência universitária no centro do Porto gerida pela FAP abre portas em setembro

Residência universitária no centro do Porto gerida pela FAP abre portas em setembro
| Porto
Porto Canal/Agências

A residência universitária localizada na Rua da Banharia, no centro histórico do Porto, gerida pela Federação Académica do Porto (FAP), abre portas em setembro e vai disponibilizar 40 camas, foi esta sexta-feira revelado.

Em resposta à agência Lusa, a FAP esclareceu que a nova residência abre portas em setembro, depois de o edifício ter sido alvo de "diversas intervenções" de reconversão e reabilitação.

"Ao longo do projeto foram detetadas patologias e situações anómalas que obrigaram a correções e reparações imprescindíveis para a habitabilidade do edifício, com especial enfoque nas medidas de autoproteção do edifício", destacou.

Segundo a FAP, as necessidades de autoproteção do edifício já foram garantidas, encontrando-se o espaço "inteiramente preparado para receber os estudantes".

As intervenções no edifício permitiram aumentar a capacidade da residência, que de 20 camas passa a dispor 40.

"A residência tem 40 camas ao dispor dos estudantes", acrescentou a FAP.

À Lusa, a FAP salientou também que a empreitada permitiu "disponibilizar muito mais do que um dormitório" aos estudantes, estando a residência equipada com cozinha, copa, espaços de lazer, de 'fitness', de estudo individual e de 'coworking'.

Já quanto aos critérios usados para que os estudantes da academia do Porto sejam admitidos neste novo espaço, a FAP diz ter assinado um protocolo de colaboração com instituições do Ensino Superior do Porto e que os Serviços de Ação Social e Gabinetes de Apoio Social estão a fazer a seleção dos estudantes que, "pelas suas condições económicas, necessitem de alojamento para prosseguir os estudos".

"Depois desta seleção, caberá à FAP o seu acompanhamento e a gestão da residência", acrescentou.

A Câmara do Porto e a Federação Académica do Porto assinaram, a 24 de março de 2022, o protocolo que permitiu a instalação da residência universitária naquele espaço.

Três dias antes, o executivo da Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, a cedência daquele espaço por um período de 30 anos.

O edifício, reabilitado pela Sociedade de Reabilitação Urbana (Porto Vivo, SRU) no âmbito do programa do Morro da Sé, estava previsto albergar um centro social.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Retomadas buscas por desaparecidos no incêndio em pensão no Porto 

O Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) e a Polícia Municipal estão a efetuar buscas para encontrar desaparecidos na sequência do incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto, indicaram várias fontes esta sexta-feira.

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.