Reorganização das maternidades para o Verão não fecha blocos a Norte

| País
Porto Canal

O plano de reorganização das maternidades para o período do Verão, conhecido esta quinta-feira, prevê que todos os 13 blocos de partos estejam a funcionar em pleno, sem interrupções. Já em Lisboa e Vale do Tejo, a situação é mais preocupante.

No documento apresentado pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é na região de Lisboa e Vale do Tejo que se verificam os maiores constrangimentos, onde apenas três maternidades vão funcionar em pleno – o hospital de Abrantes, o Hospital de Cascais e a maternidade Alfredo da Costa.

Já o hospital de São Francisco Xavier vai funcionar em pleno apenas nos meses de junho e julho.

Para atenuar os constrangimentos nos blocos de parto, vai haver um reforço com 3 unidades do setor privado, já que duas maternidades da região também vão estar encerradas para obras, nomeadamente a do hospital de Santa Maria e do hospital das Caldas da Rainha.

Já no Alentejo também não estão previstas restrições.

No Algarve, dos dois blocos de parto existentes, o de Faro vai funcionar em pleno, já o de Portimão vai operar com encerramentos agendados.

Ao todo, o plano de reorganização sazonal prevê que até setembro 27 das 41 maternidades a nível nacional se mantenham em total funcionamento, e nove com dias de encerramento agendados e em rotatividade.

O plano pretende fazer frente à falta de equipas suficientes no SNS para assegurar os partos e garantir a segurança no funcionamento dos serviços de urgência, ginecologia e obstetrícia.

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.