Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos
Luís Pedro Silva
| País
João Nogueira

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

No vídeo de apresentação do projeto, Patrícia Viegas Nascimento, presidente da fundação, explicou que a requalificação do parque foi planeada em três fases: "Uma primeira fase em que dotamos o parque de infraestruturas que não tinha e teve uma grande intervenção no paisagismo. Uma segunda fase foi dotar os pavilhões existentes com conteúdos mais contemporâneos e que fossem mais atrativos para a criança de hoje. E uma terceira fase, que é aquela que nos encontramos, que corresponde à expansão do parque", afirmou.

Para a nova expansão, a FBB convidou sete prestigiados ateliers de arquitetura, incluindo Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Rem Koolhaas e Luís Pedro Silva. Os arquitetos têm o desafio de representar algumas das suas obras mais emblemáticas à escala do Portugal dos Pequenitos, incluindo o Pavilhão de Portugal, a Casa da Música, a Casa das Histórias e o Terminal de Cruzeiros de Leixões.

Patrícia Viegas Nascimento acrescentou que a intervenção vai também envolver uma grande renovação paisagística: "Vamos criar um jardim em que os elementos da natureza serão igualmente atrativos para a criança", afirmou, sublinhando que o novo espaço será projetado para o público infantil, mantendo sempre o objetivo pedagógico do parque.

Entre as novidades, destaca-se a recriação de um Pavilhão de Portugal com uma pala baixa onde as crianças poderão brincar, a Casa da Música com interiores perfurados para estimular a curiosidade, e o Terminal de Cruzeiros de Leixões, que será construído sobre um lago com uma rampa em caracol, oferecendo um ambiente único para os visitantes.

O projeto de expansão está a ser coordenado pelo atelier GetOut, vencedor do concurso lançado pela FBB em 2018. As obras da terceira fase estão previstas para começar no início de 2025, com conclusão marcada para o primeiro trimestre de 2026.

"Este projeto é muito importante para a cidade e para a Fundação Bissaya Barreto e queremos cumprir com o legado que nos foi deixado, nunca desvirtuando o conceito original do parque, que é aprender brincando, através do jogo de escalas e da transmissão do conhecimento por meio da arquitetura", disse a presidente da fundação.

+ notícias: País

Rui Rocha diz que imigração é necessária para o país mas deve ser regulada

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que a imigração é necessária para Portugal, nomeadamente para colmatar a falta de mão-de-obra, mas deve ser regulada, em defesa dos interesses quer dos imigrantes, quer do país.

Pesca de bacalhau em zona junto ao Canadá reabre após 32 anos, anuncia ministro

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, anunciou a reabertura, após 32 anos, de uma zona pesca de bacalhau junto ao Canadá, e garante que os dados científicos atuais contrariam a proposta de corte no goraz.

Receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo em 2023 batem recorde de 2022

As receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo renderam quase 190 milhões de euros no ano passado, mais 28,5% do que em 2022, ano que já atingira o maior valor desde 1979, graças principalmente ao aumento da procura.