Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos
João Nogueira
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.
Ver esta publicação no Instagram
No vídeo de apresentação do projeto, Patrícia Viegas Nascimento, presidente da fundação, explicou que a requalificação do parque foi planeada em três fases: "Uma primeira fase em que dotamos o parque de infraestruturas que não tinha e teve uma grande intervenção no paisagismo. Uma segunda fase foi dotar os pavilhões existentes com conteúdos mais contemporâneos e que fossem mais atrativos para a criança de hoje. E uma terceira fase, que é aquela que nos encontramos, que corresponde à expansão do parque", afirmou.
Para a nova expansão, a FBB convidou sete prestigiados ateliers de arquitetura, incluindo Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Rem Koolhaas e Luís Pedro Silva. Os arquitetos têm o desafio de representar algumas das suas obras mais emblemáticas à escala do Portugal dos Pequenitos, incluindo o Pavilhão de Portugal, a Casa da Música, a Casa das Histórias e o Terminal de Cruzeiros de Leixões.
Patrícia Viegas Nascimento acrescentou que a intervenção vai também envolver uma grande renovação paisagística: "Vamos criar um jardim em que os elementos da natureza serão igualmente atrativos para a criança", afirmou, sublinhando que o novo espaço será projetado para o público infantil, mantendo sempre o objetivo pedagógico do parque.
Entre as novidades, destaca-se a recriação de um Pavilhão de Portugal com uma pala baixa onde as crianças poderão brincar, a Casa da Música com interiores perfurados para estimular a curiosidade, e o Terminal de Cruzeiros de Leixões, que será construído sobre um lago com uma rampa em caracol, oferecendo um ambiente único para os visitantes.
O projeto de expansão está a ser coordenado pelo atelier GetOut, vencedor do concurso lançado pela FBB em 2018. As obras da terceira fase estão previstas para começar no início de 2025, com conclusão marcada para o primeiro trimestre de 2026.
"Este projeto é muito importante para a cidade e para a Fundação Bissaya Barreto e queremos cumprir com o legado que nos foi deixado, nunca desvirtuando o conceito original do parque, que é aprender brincando, através do jogo de escalas e da transmissão do conhecimento por meio da arquitetura", disse a presidente da fundação.