Metro do Porto. Linha Rubi deverá captar 12 milhões de validações por ano

Metro do Porto. Linha Rubi deverá captar 12 milhões de validações por ano
| Porto
Porto Canal

A Linha Rubi será a segunda ligação de metro entre o Porto e Gaia e promete captar até 12 milhões de validações por ano, quase alcançando as registadas na Linha Amarela, que Hospital de S. João, no Porto, e Santo Ovídio em Gaia. Esse traçado encontra-se a cima da sua capacidade e a nova permitirá fazer uma melhor distribuição de passageiros.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), a Linha Rubi terá um total de oito estações. Destas, três, localizadas em Gaia, ficarão à superfície. Já subterrânea, mas também em Gaia, terá a estação de Soares de Reis que, de acordo com o mesmo jornal, será a mais cara devido à sua profundida (23 metros).

O concurso para a construção da travessia deverá ser lançado em conjunto e deverá arrancar já no final deste mês. De acordo com o JN, a obra deverá começar entre o final de outubro e o início de novembro, mas tendo em conta que os 300 milhões de euros previstos no Plano de Recuperação e Resiliência não serão suficientes, os preços encontram-se em revisão para que o concurso seja lançado com o valor atualizado.

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta quinta-feira a criação de um Estatuto do Estudante do Ensino Superior com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso e frequência àquele ensino bem como estabelecer os direitos e deveres dos alunos.