APA valida projeto de execução da Linha Rubi do Metro do Porto

APA valida projeto de execução da Linha Rubi do Metro do Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) considerou que o projeto de execução da futura Linha Rubi do Metro do Porto está "em conformidade" com a Declaração de Impacto Ambiental anteriormente emitida, dando assim 'luz verde' à empreitada.

"Considera-se, da avaliação efetuada, que o projeto de execução e o RECAPE [Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução] permitem demonstrar, na generalidade, o cumprimento das disposições da DIA", pode ler-se no Título Único Ambiental (TUA) emitido pela APA e consultado hoje pela Lusa.

Desta forma, e de acordo com esta decisão datada de segunda-feira, a APA propôs, "a emissão de decisão de conformidade ambiental, condicionada ao cumprimento dos termos e condições impostas" na TUA.

Entre essas condições está a apresentação, antes da consignação da obra, das "peças do projeto de execução relativas à afetação da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto", já que "a afetação do imóvel em vias de classificação e a definição de medidas de minimização arquitetónica e paisagística devem ser enquadradas na elaboração do exigido Relatório Prévio".

Este elemento "carece de análise e parecer vinculativo da administração do património cultural competente".

Também a Zona Especial de Proteção (ZEP) da Escola Primária do Cedro (da autoria de Fernando Távora), junto à nova estação de Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia), que verá várias habitações demolidas na sua área, deverá ter um "projeto base relativo à recuperação arquitetónica e paisagística" do local.

O projeto deverá ser também submetido "à administração do património cultural competente", e ser "apresentado previamente à execução de qualquer intervenção de recuperação neste local, a qual só se deve iniciar após a aprovação da mesma pela administração do património cultural".

Também deverão ser feitos projetos de arquitetura paisagista "para todas as áreas de intervenção à superfície", bem como "os relativos ao Campo Alegre [no Porto] e parque de estacionamento associado", bem como de um "projeto de recuperação e integração paisagística da área de intervenção da encosta da margem sul, no âmbito da construção da Ponte sobre o Rio Douro e respetivos pilares".

O contrato para a construção da Linha Rubi do Metro do Porto foi formalizado, sexta-feira, por mais de 379,5 milhões de euros, seguindo-se o envio para o Tribunal de Contas para obtenção de visto e posterior consignação da empreitada.

Em outubro, o conselho de administração da Metro do Porto aprovou adjudicar ao consórcio Alberto Couto Alves (ACA), FCC Construcción e Contratas y Ventas a construção da Linha Rubi, por 379,5 milhões de euros.

A Linha Rubi inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro e terá um custo total de 435 milhões de euros, dos quais 299 milhões têm financiamento garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e a sua construção terá de estar finalizada até meio de 2026.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música. Em Santo Ovídio, a Linha Rubi (H) ligará à linha Amarela (D), e na Casa da Música haverá ligações às linhas do tronco comum (A, B, C, E, F) e à futura Linha Rosa (G).

Haverá ainda ligação ao comboio na estação das Devesas (Vila Nova de Gaia) e na futura estação de alta velocidade em Santo Ovídio, também em Gaia.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).