Matosinhos refere que não há risco de derrame de navio que se incendiou ao largo do Porto

Matosinhos refere que não há risco de derrame de navio que se incendiou ao largo do Porto
| Norte
Porto Canal/Agências

A presidente da Câmara de Matosinhos disse esta quarta-feira ter recebido informações de que não há risco de derrame de combustível do navio Greta K onde, na terça-feira, deflagrou um incêndio ao largo da Foz do Douro, no Porto.

“Recebemos informação de que não há risco de derrame, mas não podemos baixar a guarda até o incidente estar ultrapassado”, afirmou Luísa Salgueiro durante a reunião pública do executivo municipal, depois de questionada pelos vereadores do PCP, Movimento António Parada SIM e PSD sobre este incidente e possíveis problemas ambientais.

Na terça-feira, o navio Greta K, que transportava combustível, incendiou-se ao largo da Foz do Douro, no Porto.

Esta manhã, em declarações à Lusa, o capitão Silva Rocha contou que o navio se encontra a cerca de 20 quilómetros da linha de costa, ao largo do Porto de Leixões, a ser assistido por dois rebocadores portuários e embarcações salva-vidas e da Polícia Marítima.

A autarca considerou que este tido de acidentes deixa “todos sobressaltados” porque o risco de haver qualquer problema ambiental é sempre muito grande.

“Mas, acionaremos todos os mecanismos para que isso possa ser evitado”, vincou.

Luísa Salgueiro explicou que a gestão do sinistro não é da competência de Matosinhos, no distrito do Porto, tendo contudo a autarquia disponibilizado as suas equipas.

O acidente com este navio, que vinha de Sines, obriga a refletir sobre as consequências do encerramento da refinaria da Galp em Leça da Palmeira, Matosinhos, comentou.

Ainda a propósito de incidentes, depois de questionada pelo vereador do PCP, José Pedro Rodrigues, sobre a ocorrência de dois pequenos incêndios em duas escolas de Matosinhos, Luísa Salgueiro revelou estar a concluir o levantamento de medidas de autoproteção nas escolas do concelho.

Além disso, a presidente da câmara revelou estar aberto o procedimento de contratação de novas medidas de proteção para reforço destas respostas nos estabelecimentos de ensino.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.