“Nem estamos a falar de uma coisa absolutamente extraordinária”. Eduardo Vítor Rodrigues reage ao aumento de custos das obras do metro do Porto

| Norte
Porto Canal

O Ministério do Ambiente confirmou na tarde desta segunda-feira que o custo das obras nas linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto aumentou entre 29% e 30%, cerca de 84 milhões de euros.

Depois da reunião com a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, na sede da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues foi questionado relativamente a este aumento no custo das obras nas linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto.

Em resposta ao Porto Canal, o presidente da Área Metropolitana do Porto não ficou surpreendido com este valor. “Nem estamos a falar de uma coisa absolutamente extraordinária”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.

“Todos percebemos o que a inflação tem imputado às obras públicas” e como era de esperar a Metro do Porto “não foge disso”. Perante a revisão de preços, o responsável pela autarquia de Vila Nova de Gaia acrescentou ainda que “até poderíamos estar perante uma realidade onde a abordagem fosse mais pessimista”. 

“Estamos a falar de importação de materiais, nomeadamente, o aço, os carris, as obras de infraestruturas, os túneis (…) e estamos a falar de uma carência de mão obra”. Todos estes fatores enumerados por Eduardo Vítor Rodrigues levam a “aumentar os custos” o que na verdade se trata de um aumento “generalizado em tudo o que são obras”.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia rematou que “é fundamental garantir que aquilo que está contratualizado é para assumir”. “Os concursos vão ser lançados nos prazos previsto e o Governo já assegurou o adicional de financiamento”. “Agora é preciso garantir uma boa execução das obras”, garantiu Eduardo Vítor Rodrigues.

Em causa estão as empreitadas de expansão da Linha Amarela, em Vila Nova de Gaia (Santo Ovídio - Vila d'Este, incluindo a construção de um Parque de Material e Oficinas), e a construção da Linha Rosa, no Porto (São Bento - Casa da Música).

Recorde-se que a finalização da obra de extensão da Linha Amarela está prevista para o final deste ano, e as da Linha Rosa para o final de 2024.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.