UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas
Ana Torres | Porto Canal
| Norte
Porto Canal

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Segundo a publicação, as novas linhas vão servir as regiões mais interiores das freguesias de Rio Tinto, Baguim do Monte, Fânzeres e S. Pedro da Cova.

O 8033 vai ligar a zona alta de Baguim ao centro comercial Parque Nascente. Vai servir a zona do centro de saúde, EB 2,3 de Baguim do Monte, a Secundária de Rio Tinto e as localidades de Carreira e Sevilhães.

Já o 8034 vai levar a rede UNIR à Belavista, fazendo também a ligação direta de Fânzeres e S. Pedro da Cova ao centro de Rio Tinto.

O 8040 vai fazer parte da ligação antiga do autocarro 53 da STCP, entre a parte ocidental de Rio Tinto e a zona da Areosa e do Hospital S. João. Vai ter chegar à Urbanização de Carreiros e à Granja.

Em declarações ao JN, o presidente da Câmara de Gondomar afirmou que a situação da rede UNIR “neste momento, está muito melhor”. Já longe das 100 reclamações diárias da primeira semana de dezembro, as poucas que hoje aparecem são relacionadas com questões pontuais como avarias, trânsito e uma ou outra falha, disse Marco Martins ao jornal.

Segundo o edil, o “acompanhamento diário” do município e do próprio foi garantindo uma melhoria do serviço, especialmente tendo em conta os “poucos recursos” da Área Metropolitana do Porto.

A entrada em vigor das três novas linhas, significando um funcionamento em pleno da rede no concelho, vai apenas acontecer no sexto mês de operação da UNIR.

Quando foi lançada, a 1 de dezembro de 2023, a rede foi alvo de inúmeras críticas. O serviço tem melhorada nos últimos meses, mas as queixas persistem até aos dias de hoje.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.