UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas
Ana Torres | Porto Canal
| Norte
Porto Canal

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Segundo a publicação, as novas linhas vão servir as regiões mais interiores das freguesias de Rio Tinto, Baguim do Monte, Fânzeres e S. Pedro da Cova.

O 8033 vai ligar a zona alta de Baguim ao centro comercial Parque Nascente. Vai servir a zona do centro de saúde, EB 2,3 de Baguim do Monte, a Secundária de Rio Tinto e as localidades de Carreira e Sevilhães.

Já o 8034 vai levar a rede UNIR à Belavista, fazendo também a ligação direta de Fânzeres e S. Pedro da Cova ao centro de Rio Tinto.

O 8040 vai fazer parte da ligação antiga do autocarro 53 da STCP, entre a parte ocidental de Rio Tinto e a zona da Areosa e do Hospital S. João. Vai ter chegar à Urbanização de Carreiros e à Granja.

Em declarações ao JN, o presidente da Câmara de Gondomar afirmou que a situação da rede UNIR “neste momento, está muito melhor”. Já longe das 100 reclamações diárias da primeira semana de dezembro, as poucas que hoje aparecem são relacionadas com questões pontuais como avarias, trânsito e uma ou outra falha, disse Marco Martins ao jornal.

Segundo o edil, o “acompanhamento diário” do município e do próprio foi garantindo uma melhoria do serviço, especialmente tendo em conta os “poucos recursos” da Área Metropolitana do Porto.

A entrada em vigor das três novas linhas, significando um funcionamento em pleno da rede no concelho, vai apenas acontecer no sexto mês de operação da UNIR.

Quando foi lançada, a 1 de dezembro de 2023, a rede foi alvo de inúmeras críticas. O serviço tem melhorada nos últimos meses, mas as queixas persistem até aos dias de hoje.

+ notícias: Norte

FC Porto: O Homem na Arena

André Villas-Boas assina mais um editorial da revista Dragões

Álvaro Santos demite-se de 'vice' da Câmara de Gaia para concorrer à CCDR-Norte

O vice-presidente da Câmara de Gaia, Álvaro Santos, anunciou esta terça-feira numa publicação na rede social LinkedIn a sua saída do cargo para concorrer à presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Decisão judicial suspende eleições para Conselho Geral da UTAD

As eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) marcadas para 24 de fevereiro foram suspensas na sequência de uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Mirandela.