UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas
Ana Torres | Porto Canal
| Norte
Porto Canal

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Segundo a publicação, as novas linhas vão servir as regiões mais interiores das freguesias de Rio Tinto, Baguim do Monte, Fânzeres e S. Pedro da Cova.

O 8033 vai ligar a zona alta de Baguim ao centro comercial Parque Nascente. Vai servir a zona do centro de saúde, EB 2,3 de Baguim do Monte, a Secundária de Rio Tinto e as localidades de Carreira e Sevilhães.

Já o 8034 vai levar a rede UNIR à Belavista, fazendo também a ligação direta de Fânzeres e S. Pedro da Cova ao centro de Rio Tinto.

O 8040 vai fazer parte da ligação antiga do autocarro 53 da STCP, entre a parte ocidental de Rio Tinto e a zona da Areosa e do Hospital S. João. Vai ter chegar à Urbanização de Carreiros e à Granja.

Em declarações ao JN, o presidente da Câmara de Gondomar afirmou que a situação da rede UNIR “neste momento, está muito melhor”. Já longe das 100 reclamações diárias da primeira semana de dezembro, as poucas que hoje aparecem são relacionadas com questões pontuais como avarias, trânsito e uma ou outra falha, disse Marco Martins ao jornal.

Segundo o edil, o “acompanhamento diário” do município e do próprio foi garantindo uma melhoria do serviço, especialmente tendo em conta os “poucos recursos” da Área Metropolitana do Porto.

A entrada em vigor das três novas linhas, significando um funcionamento em pleno da rede no concelho, vai apenas acontecer no sexto mês de operação da UNIR.

Quando foi lançada, a 1 de dezembro de 2023, a rede foi alvo de inúmeras críticas. O serviço tem melhorada nos últimos meses, mas as queixas persistem até aos dias de hoje.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.