Ministério Público investiga 12 jogos do Benfica por suspeitas de corrupção desportiva

Ministério Público investiga 12 jogos do Benfica por suspeitas de corrupção desportiva
| Desporto
Porto Canal

O Ministério Público está a investigar 12 jogos do Benfica, entre 2016 e 2019, por suspeitas de corrupção desportiva. 

A informação é avançada pela TVI, que teve acesso ao processo que junta vários casos em que o clube da Luz está envolvido. 

De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), as águias pagaram a adversários para 'facilitar' em determinados jogos ou a oponentes de FC Porto e Sporting para que estes ganhassem aos rivais diretos na luta pelo título nacional.

A investigação incide entre os anos de 2016 e 2019, altura em que Luís Filipe Vieira, acusado de crimes de fraude fiscal e falsificação de documentos no âmbito do processo "Saco Azul", era o presidente do Benfica.

A par destas acusações imputadas aos 'encarnados' relativamente à adulteração de resultados desportivos, o poder da influência da formação lisboeta na dependência económica sobre pequenos clubes é também visada, face a transferências de jogadores com contrapartidas financeiras. Perante este cenário, o Ministério Público acredita que o Benfica tenha fomentado "um ambiente de favor, com implicações diretas e práticas nos jogos".

A TVI revelou seis dos 12 jogos que estarão sob investigação. Cinco deles ocorreram em épocas que culminaram com o título de campeão nacional do clube da Luz. 

Marítimo-Benfica, 0-2, de maio de 2016
Rio Ave-Benfica, 0-1, maio de 2017
Boavista-Benfica, 2-2, maio de 2017
Benfica-Marítimo, 5-0, março de 2018
Benfica-Boavista, 5-1, janeiro de 2019
FC Porto-V. Setúbal, 1-1, maio de 2017

 

+ notícias: Desporto

Francisco Moura: "Temos de continuar a fazer o que temos feito"

Acabado de atingir as 200 partidas como profissional, “uma marca grande”, Francisco Moura já só pensa em “continuar e fazer muitos mais jogos” numa casa onde todos são “obrigados a ganhar”. À conversa com o jornal O Jogo, o defesa de 26 anos mostra-se ansioso por “ajudar a equipa, jogo após jogo, a conquistar vitórias e títulos” e para isso promete “dar o melhor semana após semana”, porque dentro do grupo de trabalho todos querem “ser muito felizes no final da época”.

FC Porto: Informações aos adeptos sobre o jogo com o Malmö FF

A Liga Europa está de volta ao Estádio do Dragão, com o FC Porto a receber o Malmö FF, num jogo marcado para as 20 horas desta quinta-feira.

FC Porto (Andebol): Calendário definido para a Main Round da Liga Europeia

O FC Porto vai arrancar a caminhada na Main Round da Liga Europeia no Dragão Arena, frente ao SAH-Aarhus (terça-feira, 17 de fevereiro, 17h45), e terminá-la a 10 de março (terça-feira, 17h45) na Dinamarca diante do mesmo adversário, determinou o calendário divulgado esta quarta-feira pela Federação Europeia de Andebol.