Ministério Público investiga 12 jogos do Benfica por suspeitas de corrupção desportiva

Ministério Público investiga 12 jogos do Benfica por suspeitas de corrupção desportiva
| Desporto
Porto Canal

O Ministério Público está a investigar 12 jogos do Benfica, entre 2016 e 2019, por suspeitas de corrupção desportiva. 

A informação é avançada pela TVI, que teve acesso ao processo que junta vários casos em que o clube da Luz está envolvido. 

De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), as águias pagaram a adversários para 'facilitar' em determinados jogos ou a oponentes de FC Porto e Sporting para que estes ganhassem aos rivais diretos na luta pelo título nacional.

A investigação incide entre os anos de 2016 e 2019, altura em que Luís Filipe Vieira, acusado de crimes de fraude fiscal e falsificação de documentos no âmbito do processo "Saco Azul", era o presidente do Benfica.

A par destas acusações imputadas aos 'encarnados' relativamente à adulteração de resultados desportivos, o poder da influência da formação lisboeta na dependência económica sobre pequenos clubes é também visada, face a transferências de jogadores com contrapartidas financeiras. Perante este cenário, o Ministério Público acredita que o Benfica tenha fomentado "um ambiente de favor, com implicações diretas e práticas nos jogos".

A TVI revelou seis dos 12 jogos que estarão sob investigação. Cinco deles ocorreram em épocas que culminaram com o título de campeão nacional do clube da Luz. 

Marítimo-Benfica, 0-2, de maio de 2016
Rio Ave-Benfica, 0-1, maio de 2017
Boavista-Benfica, 2-2, maio de 2017
Benfica-Marítimo, 5-0, março de 2018
Benfica-Boavista, 5-1, janeiro de 2019
FC Porto-V. Setúbal, 1-1, maio de 2017

 

+ notícias: Desporto

FC Porto: Diogo Costa na convocatória para a Liga das Nações

Portugal vai defrontar a Dinamarca, a duas mãos, nos quartos de final da prova.

Martín Anselmi: “Temos de ganhar ao rival e a nós próprios, pois temos o desafio de sermos melhores”

Depois de dois jogos consecutivos fora de casa, em Arouca e Braga, o FC Porto está de regresso ao Estádio do Dragão na 26.ª jornada da Liga, que reserva uma receção ao AFS (sábado, 18h00, Sport TV). Sublinhando que “é importante voltar a jogar em casa”, Martín Anselmi falou de um adversário “com uma dinâmica diferente depois da mudança de treinador”, mas só a vitória interessa e o treinador conta com o apoio dos adeptos: “Precisamos dos nossos adeptos e sabemos que precisamos de os conquistar”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 50 pontos, menos nove do que o líder Sporting, enquanto o AFS segue na 16.ª posição, com 23.

André Villas-Boas: “Temos todo o interesse em contribuir para que Porto e Gaia sejam Capitais Mundiais do Desporto”

A candidatura conjunta do Porto e de Vila Nova de Gaia ao título de Capital Mundial do Desporto 2027 ganhou um novo fôlego esta sexta-feira, dia em que a Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES) visitou o Estádio do Dragão e foi recebida por André Villas-Boas, que fez questão de “ajudar e agradecer por toda a cooperação que as duas câmaras têm tido com o FC Porto” antes de anunciar que o clube “estará noutro patamar em termos de instalações desportivas em 2027”.