Corrupção: Benfica promete pagar aos jogadores do Vitória de Setúbal e Belenenses para ganhar ao FC Porto
Porto Canal
É mais um episódio que une o Benfica a uma teia de corrupção. Desta vez, avança a TVI, um ex-diretor do Vitória de Setúbal foi apanhado em escutas telefónicas a revelar que o Benfica prometeu pagar 10 mil euros a cada jogador dos sadinos se estes vencessem o FC Porto. Nas mesmas escutas, o mesmo ex-diretor revelou que também aos jogadores do Belenenses havia sido oferecido 15 mil euros a cada caso ganhassem ao FC Porto.
“Eles têm de dar a mala. O Benfica tem de se chegar à frente”, disse Valter Vieira, ex-diretor desportivo do Vitória de Setúbal, como relata a notícia da TVI. O ex-diretor confirmou à Polícia Judiciária os incentivos pagos pelo Benfica.
O jogo em questão foi a 19 de março de 2017 entre FC Porto e Vitória de Setúbal que acabou num empate.
O mesmo Valter Vieira foi também apanhado em escutas com o jogador Nélson Lenho, que defendia as cores do Desportivo de Chaves, onde o ex-diretor desportivo revelou que o Benfica já havia oferecido 15 mil euros a cada jogador do Belenenses caso ganhassem ao FC Porto.
Estes casos eram conhecidos como “jogo da mala” e passavam por pagar a jogadores de equipas com menor poder económico em favor dos encarnados.
À data do jogo entre o FC Porto e Vitória de Setúbal este tipo de pagamentos proporcionados pelo Benfica não eram conotados como corrupção, algo que veio a mudar dois meses depois numa alteração à lei em maio de 2017.
Este é o segundo episódio de corrupção desportiva com ligações ao Benfica avançado por uma investigação da TVI. O primeiro faz a ligação de um penálti cometido por Alfa Semedo para que o Benfica conseguisse ficar em segundo lugar e ter acesso à Liga dos Campeões.