“Benfica investigado por compra de resultado”. O que diz a imprensa internacional sobre o novo caso que assolou o clube ‘encarnado’

“Benfica investigado por compra de resultado”. O que diz a imprensa internacional sobre o novo caso que assolou o clube ‘encarnado’
| Desporto
Porto Canal

O clube presidido por Rui Costa encontra-se novamente na mira da justiça portuguesa. Quem o diz é a TVI/CNN Portugal, que deu esta semana conta das suspeitas do Ministério Público (MP) relativas a um jogo polémico que permitiu ao clube ‘encarnado’ o acesso à Liga dos Campões na época 2017/18, em detrimento do Sporting, um caso que está a ser amplamente noticiado pela imprensa internacional.

A suspeita cai sobre a intencionalidade de Alfa Semedo (à época jogador do Moreirense) na grande penalidade que acabaria por ditar a vitória da formação treinada por Rui Vitória. No ano seguinte o jogador viria a representar as ‘águias’, através do pagamento ao clube de Moreira de Cónegos de 2,5 milhões de euros por 50% do passe desportivo.

As reações a esta notícia não se fizeram esperar, com jornais afetos à modalidade, um pouco por todo o mundo, a falar deste novo capítulo que abalou o universo benfiquista menos de 24 horas antes da condenação de Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico do Benfica, por práticas criminosas com o intuito de beneficiar o clube.

Porto Canal

"Investigan en Portugal la clasificación del Benfica para la Champions 2017-18", destaca o jornal espanhol 'Marca'

 

Porto Canal

"Benfica, investigated for alleged match fixing", pode ser lido no "Today Times live"

 

Porto Canal

"Alarma en Portugal: el Benfica, acusado de comprar un partido para meterse en Champions", pode ser lido no 'El Español'

 

Porto Canal

"Benfica, accusé d'avoir truqué un match", afirma a versão francesa do 'Besoccer'

 

Porto Canal

"Suspicions of corruption in a penalty kick that allowed Benfica to reach the Champions League", frisa o Brytfmonline

 

 

Porto Canal

"Benfica nella bufera: sospetti di corruzione sull’ingresso in Champions", destaca o italiano Tuttosport

 

Na notícia que marcou a abertura do seu espaço informativo da noite, a TVI recordou que "estavam em causa 43 milhões de euros para quem alcançasse o segundo lugar no campeonato e chegasse à Liga dos Campeões, uma vez que o F. C. Porto se iria sagrar campeão e os dois rivais de Lisboa disputaram a vaga até ao fim".

O conjunto leonino, a outra equipa a par dos encarnados na corrida aos milhões da Liga dos Campeões, seria derrotado na Madeira, diante do Marítimo, dizendo adeus à prova milionária.

Transferência para a Luz parte de um intenso jogo de bastidores?

O MP acredita que, como contrapartida do penálti cometido, o Benfica acordou com o clube de Moreira de Cónegos o pagamento de 2,5 milhões de euros por 50% do passe e dos direitos desportivos de Alfa Semedo. Formado no Seixal, o médio realizaria apenas 16 jogos de águia ao peito na temporada seguinte, sendo depois consecutivamente emprestado a Nottingham Forest e Reading, de Inglaterra, antes de se desvincular definitivamente do Benfica para ingressar no Vitória de Guimarães.

"Este é um dos factos que consta no megaprocesso que corre contra o Benfica, há cinco anos", aponta a TVI, que teve acesso ao processo em causa, que defende ainda que havia uma dependência do Moreirense, em relação à formação da Luz. Nos argumentos entra o negócio de Chiquinho, comprado pelas águias em 2018 à Académica e cedido no mesmo verão ao clube de Moreira de Cónegos.

De destacar que a SAD do clube encarnado tem estado, consecutivamente, sob fogo intenso das autoridades, nomeadamente da Polícia Judiciária (PJ) e do Ministério Público (MP), sendo associada a um sem número de processos judiciais. “Mala Ciao”, “Vouchers”, “Saco Azul”, “Operação Lex” e “E-Toupeira” vão pairando sobre o emblema lisboeta, colocando um manto de incerteza e dúvida sobre a legitimidade desportiva e administrativa das 'Águias'.

Assim, o caso de Alfa Semedo junta-se à densa teia de jogadores que terão sido aliciados pelo Benfica.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Sessão matinal com o foco na Taça de Portugal

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Moreirense (domingo, 17h00, Sport TV), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

António Tavares: “Será uma jornada a favor do FC Porto”

A Assembleia Geral, marcada para as 10h30 de sábado, vai ser “uma jornada a favor do FC Porto, sem margem para dúvidas”, garante António Tavares. Numa mensagem deixada aos associados, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu a conhecer o “modelo novo” que vai vigorar na reunião magna, em que os sócio poderão “participar na Assembleia, ausentar-se para participarem no ato eleitoral para aprovarem ou não os documentos apresentados e voltar para acompanhar a Assembleia até ao seu término”.